"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > formacoes > Novena Missionária: 1º dia

Novena Missionária: 1º dia01/10/2019 686c53

 Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo

 
Iniciamos o Mês Missionário Extraordinário e, com ele, o Sínodo Pan-Amazônico, dois eventos convocados pelo papa Francisco, em uma feliz coincidência para a Igreja assumir, legitimamente, sua natureza missionária.
 
“A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, visto que tem a sua origem segundo o desígnio de Deus Pai, na “missão” do Filho e do Espírito Santo” (AG, nº 2). Nessa afirmação, o Concílio Vaticano II recuperou a concepção teológica da natureza missionária da Igreja. Deus é missão, o seu ‘amor fontal’ misericordioso quer comunicar-se com o mundo. Esse amor é o movimento da própria Trindade. O Filho, missionário do Pai, é o revelador desse amor misericordioso. O Espírito Santo, na sua missão trinitária, plenifica a obra do Pai e do Filho e movimenta a história para que tudo seja um com o Pai. Desse modo, a Igreja surge do Filho, por obra do Espírito Santo, para participar dessa missão como “sacramento universal ou sinal, e o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano” (LG, nº 1).
 
A missão de Deus é maior do que qualquer metodologia, pastoral, movimento ou atividade. Ela revela a própria essência de Deus, expressa em uma Igreja vocacionada a ser testemunha de Cristo na história, pois “a ação missionária é o paradigma de toda a obra da Igreja” (EG, nº 15).
 
Durante o mês de outubro, a Igreja do Brasil assume a novena missionária, em um tempo profundamente significativo, em que cada comunidade é convidada a fomentar a cultura missionária em toda a Igreja.
 
Iremos publicar aqui no site, a cada terça e quinta de outubro, a Novena Missionária. Acompanhe e reze conosco!
 
 
 
1º Dia
Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo!
 
1. Acolhida
Animador(a): Sejam todos bem-vindos(as) para vivermos juntos a Novena Missionária 2019! “Missão é uma paixão por Jesus Cristo e simultaneamente paixão pelo seu povo” (EG, nº 268). São duas realidades inseparáveis. Somos cooperadores da única missão de Deus que quer nos salvar, curar e libertar. Rezar pelas missões é a primeira forma concreta de cooperar com a missão de Deus. Neste primeiro dia da novena, vamos aprofundar o tema: “Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”, escutando dois testemunhos: Dom Odenir José Magri, presidente da Comissão para a Ação Missionária, e Dom Cláudio Hummes, presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica.
 
2. Ritos iniciais
 
A: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.
 
Alguém do grupo acende uma vela enquanto se canta o refrão escolhido para o momento.
 
3. Momento da luz
 
Refrão sugerido: “O Senhor vai acendendo luzes, quando vamos precisando delas”. Ou: “Deixa a luz do céu entrar”.
 
A: Em uma só voz, rezemos a Oração do Mês Missionário Extraordinário:
 
Pai Nosso, o Teu filho unigênito Jesus Cristo,
ressuscitado dentre os mortos,
confiou aos seus discípulos o mandato:
“Ide e fazei discípulos todos os povos”.
Recorda-nos que, pelo batismo,
tornamo-nos participantes da missão da Igreja.
Pelos dons do Espírito Santo,
concede-nos a graça de sermos testemunhas do Evangelho,
corajosos e vigilantes, para que a missão confiada à Igreja,
ainda longe de estar realizada,
encontre novas e eficazes expressões
que levem vida e luz ao mundo.
Ajuda-nos, Pai Santo, a fazer com que todos os povos
possam encontrar-se com o amor e a misericórdia de Jesus Cristo,
Ele que é Deus convosco, vive e reina na unidade do Espírito Santo,
agora e para sempre.
Amém.
 

4. Testemunho Missionário
 
Animador: Acompanhemos com atenção os dois testemunhos.
 
Leitor 1: Dom Odelir lembra que vivenciamos este mês Missionário Extraordinário, convocado pelo papa Francisco, para revivarmos, em primeiro lugar, a consciência batismal da identidade missionária da Igreja.
 
L2: O papa Francisco destaca dois aspectos para este mês: Despertar em medida maior a consciência da missão Ad Gentes, lembrando a celebração do centenário da carta apostólica Maximum Illud do papa Bento XV e, ao mesmo tempo, despertar e fortalecer a consciência missionária da Igreja no Brasil no que se refere à transformação da vida e da pastoral.
 
L3: Junto com o mês Missionário Extraordinário, celebramos o Sínodo da Amazônia. Unimo-nos em prece por esse grande acontecimento, e também para o crescimento e o fortalecimento da ajuda entre as igrejas-irmãs.
 
L1: Dom Cláudio Hummes diz que o Sínodo é para a Amazônia, sendo necessário, obviamente, ter o apoio de toda a Igreja do Brasil. A realidade da Amazônia exige pensar novos caminhos para a Evangelização de forma sinodal.
 
L2: Para estarmos mais presentes e caminharmos juntos, não basta somente dizer “vamos rezar pela Amazônia”, mas também nos informar acerca de como está a Amazônia.
 
L3: Como diz Dom Odelir, vale lembrar o gesto concreto proposto para o Dia Mundial das Missões. A vigília para esse dia e/ou o gesto de saída podem ser compromissos de uma pessoa, um grupo ou de toda a comunidade. Precisamos sair ao encontro de uma situação verdadeiramente missionária.
 
L1: Na vigília que acontece no dia dezenove de outubro, o momento é de rezar, mas também de partilhar as experiências missionárias vividas, por ocasião das visitas realizadas anteriormente. A coleta para as missões acontece no final de semana dos dias 19 e 20 de outubro.
 
L2: Esse gesto concreto de partilha, que se destina ao fundo mundial de solidariedade, é entregue à Congregação para Evangelização dos Povos em Roma, que coopera com a ajuda material para 1050 dioceses, as mais pobres do mundo entre os cinco continentes. Sejamos generosos.
 
5. A Palavra de Deus ilumina a vida missionária
 
Canto
Pela Palavra de Deus
DR (Direitos Reservados)
 
1. Pela Palavra de Deus, saberemos por onde andar.
Ela é luz e verdade, precisamos acreditar.
 
Cristo me chama, Ele é Pastor. Sabe meu nome: Fala Senhor.
 
Iluminação bíblica, At 1,8.
 
A: O que diz o texto? (Fazer perguntas ao texto para compreendê-lo melhor)
O que Deus quer dizer para nós por meio do texto lido?
O que o texto nos faz dizer a Deus?
Como a Palavra de Deus nos faz olhar a realidade?
 
6. Compromisso Missionário
 
A: “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8), disse Jesus aos seus discípulos. Diante dessa Palavra de Deus e dos dois testemunhos missionários, qual é o compromisso que vamos assumir como grupo? (Dar tempo para o grupo decidir qual compromisso).
 
7. Oração final
 
Todos: Obrigado Senhor por celebrarmos a feliz coincidência do Mês Missionário Extraordinário e o Sínodo Pan-Amazônico. Somos homens, mulheres, jovens e crianças de uma época extraordinária, apaixonante e ao mesmo tempo rica em contradições. Ajudai-nos com a tua graça, ó Pai, a sermos, verdadeiramente, discípulas e discípulos, missionárias e missionários de teu Filho Jesus Cristo para juntos construirmos um mundo mais justo e fraterno, onde todos tenham vida e vida em abundância. Amém.
 
Animador(a): (Convidar para todos rezarem juntos): Pai Nosso... Ave Maria... Glória...
 
Benção
 
A: Invoquemos a benção de Deus sobre todos os missionários e missionárias do mundo. De modo particular, os povos Pan-Amazônicos (convidar os participantes a um momento de silêncio).
 
A: Batizados e Enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo. Dai-nos, ó Pai, a graça de reavivar, em cada um de nós, o espírito missionário.
Todos: Amém (Cantar)
 
A: Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Ajudai-nos, Pai, a nos colocarmos disponíveis para a missão na Amazônia, e concedei a nós e aos nossos governantes a sensibilidade de cuidar da casa comum.
Todos: Amém (Cantar)
 
A: “Serei minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8). Iluminai-nos, ó Deus, com teu Espírito, para sermos uma Igreja em saída, próxima das pessoas.
Todos: Amém (Cantar)
 
A: Por intercessão dos padroeiros da missão Santa Terezinha do Menino Jesus, São Francisco Xavier e Nossa Senhora Aparecida abençoai-nos, ó Deus, rico em amor e misericórdia, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.
 
Canto final: Vai, vai missionário do Senhor ou Brasil Missionário.
 
A: Agradecer a presença de todos e combinar o próximo encontro: definir local e distribuir as atividades entre os participantes.
 

Compartilhar 4zk3d

 
 

Outras formações 5k5s33

1 > >>

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi