Congregação Redentorista 6n6ar
A Congregação do Santíssimo Redentor, popularmente chamada de Congregação Redentorista, foi fundada por Santo Afonso Maria de Ligório no dia 9 de novembro de 1732, em Scala, no sul da Itália, sendo aprovada por Bento XIV em 25 de fevereiro de 1749. A vida de Santo Afonso tornou-se, então, uma missão e um serviço aos mais abandonados.
Santo Afonso nasceu em Nápoles no dia 27 de setembro de 1696. Recebeu uma educação exigente e esmerada, pois seu pai queria que se tornasse um grande advogado. Aos 16 anos, se formou em direito civil e eclesiástico. Exerceu a advocacia durante oito anos.
Contra a vontade do pai, aos 30 anos foi ordenado sacerdote. Exagerou nas atividades pastorais, ficando esgotado. A conselho médico foi descansar nas montanhas, mas vendo o abandono religioso dos cabreiros da região, o descanso se tornou verdadeira missão popular. Aí surgiu a ideia de fundar uma congregação missionária, que se dedicasse à evangelização dos mais abandonados.
O lema da Congregação Redentorista – Copiosa Apud Eum Redemptio – significa: “Com ele há Copiosa Redenção”. Os Missionários Redentoristas continuam o carisma de Santo Afonso na Igreja e na sociedade. “Fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade, inflamados no zelo, humildes e sempre dados à oração. Os Redentoristas, como homens apostólicos e genuínos discípulos de Santo Afonso, seguindo contentes a Cristo Salvador, participam de seu ministério e anunciam-nos com evangélica simplicidade de vida e de linguagem, pela abnegação de si mesmos, pela disponibilidade constante para as coisas mais difíceis, a fim de levar aos homens a Copiosa Redenção”. (Constituições Redentoristas, nº 20).
Atualmente, a Congregação está presente em 82 países, com cerca de 5 mil Missionários em todos os 5 continentes. No Brasil, os Redentoristas chegaram para iniciar a missão em 1893, através da Província holandesa. A primeira casa fundada foi na cidade de Juiz de Fora (MG), no dia 07 de janeiro de 1894.
Uma congregação, normalmente, se compõe de várias províncias divididas por regiões geográficas. No país, os Redentoristas só não têm residência nos estados do Acre, de Roraima e do Amapá. A Província do Rio abrange os estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo. As outras unidades da Congregação no Brasil são: Província de São Paulo, de Porto Alegre, de Campo Grande, de Goiás, Vice-Província de Manaus, de Recife, de Fortaleza, da Bahia.
A partir de agosto de 2018, durante a Assembleia Extraordinária Redentorista da Conferência da América Latina e Caribe, o futuro da Congregação foi repensado e questões importantes foram discutidas. Começa, então, um processo de reestruturação e reconfiguração na Congregação Redentorista em todo o mundo.
O objetivo é fortalecer a vida apostólica dos Redentoristas e reforçar o sentido de pertença a um corpo missionário internacional e intercultural. Além disso, também buscou-se diminuir estruturas para responder de forma mais ágil e com criatividade aos desafios atuais da missão e liberar recursos humanos, financeiros e materiais para a missão.
Assim, até 2022, todas as 23 unidades da Conferência Redentorista da América Latina e Caribe vão formar 07 novas províncias, com a seguinte proposta:
1. Porto Alegre – Campo Grande – Resistência – Paraguai – Buenos Aires e Chile
2. Bolívia – Peru Sul – Peru Norte – Quito
3. Rio de Janeiro – Bahia – São Paulo
4. Goiás – Fortaleza – Recife (Belém/Macapá)
5. Manaus – Venezuela – Colômbia (Suriname)
6. América Central – San Juan – Haiti (Cuba)
7. México e EUA
