Vocação 1275o
O que é vocação?
A vocação é um dom divino, um chamado que exige uma resposta, uma ação concreta, um compromisso com Deus.
Nosso carisma
Continuar o exemplo de Jesus Cristo Salvador, pregando aos pobres a Palavra de Deus, como disse Ele de si mesmo: “Enviou-me para evangelizar os pobres”. Carisma e espiritualidade são frutos de uma profunda experiência com Deus. Seguindo os os de Santo Afonso Maria de Ligório e atentos aos sinais dos tempos, continuamos respondendo e convidando jovens para levarmos a graça do amor redentor aos mais abandonados e pobres.
Seja um Missionário Redentorista: Padre, Irmão ou Leigo
Padre: é primeiramente um consagrado, que juntamente com a profissão religiosa (votos), assume também o ministério sacerdotal. istrando os sacramentos, em especial os sacramentos da reconciliação e da eucaristia, anuncia ao povo o amor e a misericórdia de Deus, que participa da vida de seu povo.
Irmão: é também Missionário, só não exerce o Ministério Sacerdotal. Homens maduros na fé. Testemunham com a vida e com o serviço humilde a alegria de trabalhar na edificação do Reino. Com sua consagração, busca viver a radicalidade do Evangelho, animando os fiéis a assumir com mais ardor e coragem a vocação batismal.
Leigos: casais, adultos e jovens que atuam em nossas Paróquias, Santuários, Missões. Identificam-se e vivem com simplicidade o nosso carisma. Contribuem no anúncio do Cristo Redentor.
Quais são as etapas do processo de Acompanhamento Vocacional Redentorista?
1. Curso Vocacional por correspondência: através de lições temáticas, convidamos o jovem a ler, refletir, meditar, rezar e a manifestar suas respostas aos exercícios feitos. É um curso simples, mas catequético e promotor de vida.
2. Retiro Vocacional: momento de rezar a própria vocação à luz do Mistério Pascal de Cristo: Paixão, Morte e Ressurreição. Dias também para conhecer melhor a Congregação.
3. Encontro Vocacional Redentorista: oportunidade para o jovem discernir melhor a sua vocação, fazer um balanço de sua caminhada, conhecer o carisma da Congregação, conhecer outros jovens que também desejam ser redentoristas, bem como alguns padres, irmãos, seminaristas, missionários leigos e psicólogas.
4. Estágio Vocacional: tem o estilo do encontro, no entanto, com mais profundidade. Após essa etapa, o jovem pode ser convidado a ingressar em uma de nossas comunidades vocacionais, continuar o acompanhamento vocacional ou ser indicado a seguir outro caminho.
Oração Vocacional
(Dom Pedro Casaldáliga)
Senhor, Mestre e Companheiro, Jesus de Nazaré, Filho de Deus e Filho de Maria: escuta-nos!
Tu que chamastes os Doze, na hora primeira da Igreja e nos ensinastes a pedir mais braços para a messe, que é muita;
escuta-nos e chama! Convoca-nos, Jesus!
Ainda há juventude em nossa Pátria Grande. Ainda não acabou em nosso meio a raça dos profetas e dos mártires.
Ainda temos sede do Amor maior. Ainda somos capazes de viver teu Evangelho.
Queremos seguir-te! Podemos beber teu cálice. Prosseguiremos tua Missão:
de anunciar a Boa Nova aos pobres;
de libertar os cativos;
de abrir os olhos dos cegos;
proclamar para todos o Tempo Novo da Graça.
Como o Pai te enviou, envia-nos!
À glória do próprio Pai e na comunhão do Espírito, para a Salvação do mundo.
Amém!