Mês Missionário Extraordinário01/10/2019 5o2k4l
O Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como o Mês Missionário Extraordinário com o objetivo de “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. Trata-se de um acontecimento eclesial de grande importância que abrange todas as Conferências Episcopais, os membros dos institutos de vida consagrada, as sociedades da vida apostólica, as associações e movimentos eclesiais. O tema para o Mês Missionário Extraordinário é: "Batizados e Enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo".
“A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, visto que tem a sua origem segundo o desígnio de Deus Pai, na “missão” do Filho e do Espírito Santo” (AG, nº 2). Nessa afirmação, o Concílio Vaticano II recuperou a concepção teológica da natureza missionária da Igreja. Deus é missão, o seu ‘amor fontal’ misericordioso quer comunicar-se com o mundo. Esse amor é o movimento da própria Trindade. O Filho, missionário do Pai, é o revelador desse amor misericordioso. O Espírito Santo, na sua missão trinitária, plenifica a obra do Pai e do Filho e movimenta a história para que tudo seja um com o Pai. Desse modo, a Igreja surge do Filho, por obra do Espírito Santo, para participar dessa missão como “sacramento universal ou sinal, e o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano” (LG, nº 1).
A missão de Deus é maior do que qualquer metodologia, pastoral, movimento ou atividade. Ela revela a própria essência de Deus, expressa em uma Igreja vocacionada a ser testemunha de Cristo na história, pois “a ação missionária é o paradigma de toda a obra da Igreja” (EG, nº 15).
Durante o mês de outubro, vamos publicar no site da Província do Rio (campo Formação) a Novena Missionária. Acompanhe e reze conosco!