A fundação da Província do Rio29/06/2023 18324y
Comemoramos no dia 29 de junho os 72 anos da fundação de nossa querida Província do Rio, que abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Contudo, a história dos Missionários Redentoristas no Brasil teve início bem antes de 1951.
Os primeiros Redentoristas a colocarem os pés em território brasileiro, foram os holandeses, Pe. Matias Tulkens e Pe. Francisco Xavier Lohmeyer, aportados na cidade do Rio de Janeiro em julho de 1893, mas, logo seguiram para Mariana/MG, pois, vieram atender o pedido de Dom Silvério Pimenta, arcebispo coadjutor de Mariana, de assumirem responsabilidades missionárias em sua Arquidiocese.
A necessidade da Igreja era tamanha que a Província Holandesa não apenas assumiu a missão em terras brasileiras (1893-1903), mas, já em 10 de fevereiro de 1903, a fértil missão “holândico-brasileira” foi elevada à categoria de vice-província e já contava com a presença de 30 confrades, 19 padres e 11 irmãos, distribuídos em duas casas: Glória, em Juiz de Fora, e São José, em Belo Horizonte.
Se, porém, foi bastante curto o tempo de transformação da missão para vice-província, não foi o que houve no tocante à sua elevação como província. Tal realidade ocorreu porque a Província Holandesa dispunha de muitos confrades e, assim, a Vice-Província “holândico-brasileira” não se preocupou com a formação de missionários brasileiros, criando, consequentemente, forte dependência de missionários vindos da Holanda.
ados 48 anos de missão, seria impossível o não despertar vocacional entre meninos e jovens brasileiros. Por haver fértil terreno missionário e garantias de que uma futura província se manteria vocacionalmente, no dia 29 de junho de 1951, a Vice-Província Holândico-Brasileira foi elevada à categoria de província com o nome de Província do Rio de Janeiro e já contava com 08 casas e 138 professos redentoristas: 81 padres, 34 irmãos e 23 estudantes (filosofia e teologia).
Por nossa bela história, rendemos graças ao Bom Deus pelos intrépidos missionários holandeses e brasileiros que trouxeram e perpetuaram o Carisma de Santo Afonso em nossas terras, levando em frente com vitalidade este ramo da Congregação Redentorista chamado Província do Rio.
Pe. Bruno Alves, C.Ss.R.