"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > formacoes > Espaço de Aprendizagem

Espaço de Aprendizagem08/01/2013 4wq2x


Criada há dois anos, a Obra Social Padre Nilton Fagundes Hauck atende crianças e adolescentes de 7 a 14 anos da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na região sudeste de Juiz de Fora (MG). Sob a direção do Padre Lúcio Marcos Bento, a instituição está inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social e desenvolve projetos e programas de forma continuada, permanente e planejada na garantia de direitos dos participantes. Ela está localizada no bairro Retiro, e as atividades oferecidas incluem dança, capoeira, educação física, educação ambiental e música, além de apoio à educação escolar. Como todo projeto novo, as instalações vão sendo melhoradas aos poucos, e a biblioteca, construída com doações, ainda tem poucos títulos.

 

Desde o início de 2012, colaboro como voluntária na criação de um espaço proposto inicialmente para estudar matemática com os participantes. De uns tempos para cá, fazemos também algumas atividades de leitura e compreensão da língua portuguesa, pois logo percebi que, além de uma necessidade, esse poderia ser um fator a mais de motivação.

 

Nesse espaço, todos nós aprendemos. Para as crianças e adolescentes participantes, a educação é o o ao conhecimento, é poder pensar criativamente, é interagir com outras pessoas, saber falar e ouvir, e tudo o que puder ser feito para apoiar a aprendizagem escolar é importante. Por outro lado, esses encontros semanais têm me ensinado a necessidade de desenvolver a escuta de cada um, levando sempre em conta que eles trazem para a Obra Social suas vivências pessoais, construídas no contexto familiar e social. Busco conhecer um pouco mais das suas histórias de vida, identificar suas dificuldades e potencialidades e refletir sobre o que é possível fazer para que eles também as identifiquem. Às vezes, basta uma pequena explicação para que um raciocínio se complete, e a confiança novamente se associe à vontade de aprender.

 

As crianças e adolescentes da Obra Social sempre me surpreendem e, muitas vezes, me emocionam com suas manifestações de afeto, de interesse ou de desinteresse... E é prestando atenção no que dizem que percebo a importância de ser flexível para, por exemplo, mudar um planejamento inicialmente feito. A cada semana levo um conjunto de atividades para fazer com os vários grupos, formados de acordo com a faixa etária. Mas é frequente que aquilo fique guardado, e que nós todos nos coloquemos em roda para ler poesias. Ou que usemos a roda no grupo de adolescentes para falar de sonhos.

 

A Obra Social conta com um corpo de profissionais dedicados, que formam uma equipe multidisciplinar, alguns deles provenientes da comunidade atendida. Além da coordenação da psicóloga Meiry Lane de Oliveira e da atuação da assistente social Sandra Marques Toledon, a presença continuada dos seminaristas da Comunidade Vocacional São Clemente favorece a criação de um ambiente alegre, onde cada um pode se sentir acolhido, seja usuário, seja profissional. Nesse sentido, a participação na Obra Social marca a vida de todos que estão ali e certamente transformará a realidade dessas crianças e adolescentes.

 

 

Compartilhar 4zk3d

 
 

Outras formações 5k5s33

<< < 190

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi