SENHORA APARECIDA E SÃO GERALDO09/10/2023 3j6i2q
Neste mês de outubro, comemora-se o dia de São Geraldo e a festa da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Quando criança, um dos eios de São Geraldo era ir à Igreja. Punha-se diante de Nossa Senhora e lhe pedia: Mãezinha deixa seu filhinho brincar comigo. E o Menino Jesus era colocado no chão por Nossa Senhora e ia brincar com São Geraldo, Depois recebia um pãozinho entregue por Jesus. Ao chegar em casa, a sua mãe lhe perguntava: quem te deu esse pãozinho? "Mamãe, foi o menino", respondia. São Geraldo tinha um diálogo amigo com a Mãezinha do céu e com seu Filho Jesus, que perdurou por toda a sua existência.
A presença do pão foi marcante na vida do santo. A sua pastoral era ir à porta do convento e distribuir pão para todos os necessitados. Certa ocasião, acabaram-se os pães e o santo não pensou duas vezes: pegou o pão reservado à comunidade redentorista e o distribuiu aos excluídos. Na hora do café, um confrade redentorista comunicou que não teriam pão, porque Geraldo entregou-os aos pedintes na portaria. Para confirmar o que dissera, abriu o armário e, para sua surpresa, todos os pães estavam lá. Jesus não podia deixar seu amigo Geraldo na pior e resolveu o problema. Hoje, nas missas de São Geraldo, distribuem-se pãezinhos. Assim entende-se o significado deste gesto.
O amor da Mãe Santíssima pelos Redentoristas é enorme. O Papa IX pediu à Congregação Redentorista que a fizesse conhecida no mundo inteiro, sob o título de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Neste ano, os Redentoristas demonstraram seu carinho pela Mãe do Belo Amor, escolhendo o título da nova Província, abrangendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia: Província Nossa Senhora Aparecida.
Ó Mãe Aparecida, onipotente intercessora, protege esta Província, a nação brasileira e a todos nós, sustentando-nos com o Pão Vivo, que é o seu divino Filho Jesus, para que a Redenção seja Copiosa.
Por: José Adriano Gonçalves (MLR / Núcleo Rio de Janeiro)