"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > formacoes > Como surgiu o Mês da Bíblia?

Como surgiu o Mês da Bíblia?31/08/2023 3f6n4x

 

 

Em setembro, a Igreja Católica no Brasil celebra o "Mês da Bíblia", mas você já se perguntou como surgiu essa iniciativa? Acertou quem disse que nasceu em terras mineiras. Isso mesmo, foi na Arquidiocese de Belo Horizonte que a inspiração deu início a uma articulação nacional.
Em 1971, por ocasião do seu Jubileu de Ouro, a Arquidiocese de BH propôs uma ação bíblica para todos os fiéis, lembrando que o período escolhido para os estudos bíblicos foi setembro, em memória a São Jerônimo, renomado biblista na história da Igreja Católica. A ação criada pela Arquidiocese chamou a atenção do Serviço de Animação Bíblica das Irmãs Paulinas, que a partir dali, nos anos seguintes, começou a propagar o Mês da Bíblia.
Como a iniciativa já estava sendo um verdadeiro sucesso e grupos de estudo bíblico se multiplicavam, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumiu a data como uma celebração oficial em todo o Brasil. Na América Latina outros países também seguem essa comemoração, o que nos leva a reconhecer como foi, é e continuará sendo importante mencionar e celebrar o mês dedicado a bíblia.
Carta aos Efésios
 
Com a instituição oficial do Mês da Bíblia, a CNBB ou a sugerir temas e livros para motivar os estudos e reflexões bíblicas; é a oportunidade para que a Igreja estude a Palavra de Deus. Neste ano, por exemplo, o livro bíblico escolhido para aprofundamento é a Carta aos Efésios, por meio do versículo “Vestir-se da nova humanidade! (cf. Ef 4,24)” como lema. A CNBB também oferece um texto-base, desta vez com a colaboração das irmãs Márcia Eloi Rodrigues e Luciene Lima Gonçalves, do Instituto Religioso Nova Jerusalém.
O material deste ano reflete sobre o Corpo de Cristo como sentido de unidade, ou seja, a Igreja. É essa unidade que exemplifica a vivência nossa como filhas e filhos que se reconciliam com Deus e que, ao mesmo tempo, assume no cotidiano uma vida renovada. Todo o conteúdo do texto-base faz um caminho para alimentar a fé das cristãs e dos cristãos, ajudando-os a superar os desafios que a vida nos impõe.
O subsídio para o Mês da Bíblia deste ano anima o povo na busca por diálogos fraternos e abertos, acolhendo a todas e a todos que procuram viver a espiritualidade por meio das palavras. A Carta aos Efésios indicada para este mês de setembro, além de falar da unidade em Cristo, nos revela que é preciso assumir o compromisso cristão para uma nova humanidade, mas também sugere uma reflexão sobre o que não nos leva à unidade, o que nos distancia do diálogo, nos distancia da comunicação humanizada, do acolhimento ao outro e da escuta fraterna que vem do coração.
 
Fonte: Pascom Brasil
 
 

Compartilhar 4zk3d

 
 

Outras formações 5k5s33

<< < 10 > >>

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi