Mártires Redentoristas da Ucrânia27/06/2023 5c6p1g
No dia 28 de junho, lembramos o grande sacrifício dos Redentoristas Ucranianos por seus testemunhos de fé. Que os seus martírios deem frutos de amor, esperança e paz.
Em 1º de setembro de 1939 (pacto Molotov-Ribbentropp), a União Soviética que uniu a Ucrânia ocidental com seus territórios, desencadeou uma violenta perseguição contra a Igreja Greco-Católica. Até a queda do comunismo em 1989, os bolcheviques, presos em campos de concentração, torturaram e assam milhares de fiéis, bispos, padres e leigos. Entre estes também sofreram o martírio os Redentoristas Nicolau Charnetskyi (1884-1959), bispo, exarca apostólico de Volyn e Pidljashja, que morreu fora da prisão, sob estrito controle da polícia, após a deterioração de sua saúde durante 10 anos de detenção; Basílio Velychkovskyi (1903-1973), bispo da Igreja Greco-Católica Ucraniana “clandestina”, morreu no Canadá como resultado de torturas sofridas durante muitos anos de dura prisão, depois de ter sido expulso do país em precárias condições físicas e psicológicas; Zenão Kovalyk (1903 - 1941), sacerdote, assassinado violentamente, segundo algumas testemunhas, crucificado na parede de um corredor na prisão de Brihidchy; Ivan Ziatyk (1899-1952), sacerdote, morto na prisão após espancamento violento. João Paulo II os beatificou em Lviv, em 27 de junho de 2001.
Deus onipotente e eterno, que salvou os homens na Cruz de Cristo, pelos méritos e intercessão dos beatos Nicolau, Basílio, Zenão e Ivan, conceda-nos perseverar com fé na adversidade para gozar da bem-aventurança eterna. Porque Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, vive e reina convosco, na unidade do Espírito Santo, para todo o sempre! Amém!
Fonte: Liturgia das horas com calendário particular dos Redentoristas