Perguntas e Respostas da Igreja18/08/2020 3u1n5k
A Nair de Carvalho, de Areado (MG), quer saber mais sobre a história de São João Maria Vianney, o padroeiro dos sacerdotes.
São João Maria Vianney é conhecido como o Cura d´Ars. Cura quer dizer pároco, vigário. Cura d´Ars significa o pároco ou vigário da cidadezinha de Ars, na França.
João Maria Vianney nasceu na França, em 1786, um pouquinho antes de estourar a famosa Revolução sa. Ele foi batizado com o nome de João. Maria ele acrescentou porque era muito devoto de Nossa Senhora.
João foi um camponês que se complicou muito porque se recusou a fazer o serviço militar no império de Napoleão. Quis ser padre desde pequeno, mas esbarrou em duas dificuldades: a pobreza e a incapacidade de entender bem as lições na escola. Ele, no entanto, não desistiu. Sendo muito piedoso, um antigo vigário o preparou e convenceu o bispo a ordená-lo padre após três anos de estudos.
Com 32 anos, João foi ordenado padre e foi nomeado capelão da vilazinha de Ars. Ficou ali até sua morte. Transformou a vida dos 300 moradores do vilarejo e acabou tão famoso por seu acolhimento aos penitentes e suas pregações que atraiam fiéis de toda a França.
Sobre o Santo Cura d´Ars, diz Frei Ildefonso Silveira: “O curioso é que aquele humilde pastor de aldeia, pobre, penitente, de inteligência pouco brilhante, atraiu aos poucos milhares e milhares de pessoas de fora. Seu confessionário começou a ser assediado dia e noite, de modo que o padre não tinha tempo de se alimentar nem de descansar. Foi essa a ocupação principal dos seus últimos anos de vida. O que iam buscar em Ars tantos peregrinos da França e da Europa? Certo romeiro respondeu: ‘Vi Deus num homem!’ Os poderes públicos tiveram que providenciar a construção de uma estrada de ferro para levar os peregrinos à humilde aldeia de Ars!”
Que beleza de vida, não é mesmo minha irmã? Que o Santo Cura d´Ars proteja e inspire todos os nossos padres. Fique com Deus e que Ele abençoe você e sua família.
Fonte: Pe. Cido Pereira | O São Paulo