Orientação Vocacional na Obra Social Redentorista08/05/2013 64td
No dia 06 de maio, teve início na Obra Social Redentorista de Coronel Fabriciano (MG), em parceria com o Unileste/MG, através das alunas do curso de Psicologia, o projetode Orientação Vocacional, cujo objetivo é motivar o jovem a conhecer a realidade e vivenciar algumas experiências que serão fundamentais no momento de escolha da sua profissão.
A orientação vocacional é um processo que auxilia o jovem a tomar conhecimento de inúmeros fatores que interferem na sua escolha profissional, a fim de que ele possa definir-se com maior autonomia, onde o orientador é apenas um facilitador desse processo. É de suma importância a participação do jovem “indeciso”, assim ele estará experimentando sua possibilidade de escolha.
São vários os fatores que influenciam o jovem na hora da sua escolha profissional: fatores políticos, econômicos, sociais, educacionais, familiares e psicológicos. “Torna-se indispensável uma orientação vocacional que auxilie o jovem indeciso numa reflexão sobre os mitos referentes ao sucesso ou fracasso profissional, conscientizando-o do processo de escolha da profissão bem como da relação homem-trabalho-sociedade”, afirmou a psicóloga Carine Pereira dos Santos.