Obra Social oferece Curso de Patchwork25/04/2013 432x
Teve início no dia 22 de abril, na Obra Social Redentorista de Coronel Fabriciano (MG), o Curso de Patchwork “Técnica e arte em retalhos”. O objetivo é proporcionar às participantes condições e técnicas para a confecção de peças em patchwork à mão, bem como dimensionar e utilizar materiais para composição das mesmas, possibilitando geração de renda futura. O patchwork é um trabalho artesanal, costurado à mão ou à máquina, que une retalhos e cortes de tecidos, formando desenhos.
As aulas serão ministradas na sede da Obra Social, uma vez por semana, com duração de duas horas cada encontro, durante um período de três meses. Serão disponibilizadas 30 vagas para o curso, sendo a turma dividida em dois horários diferenciados.
O curso será dado por uma artesã, que irá acompanhar o a o a aprendizagem de cada um dos participantes, explorando seu potencial criativo e suas habilidades, sempre respeitando os limites de cada um, de forma a incentivar a participação de todos. No final, cada participante receberá um certificado que será oferecido pela Obra Social Redentorista.
Segundo a assistente social Thays Carvalho Pedroso, a inclusão produtiva, também denominada de geração de trabalho e renda, tem suas ações voltadas para criar alternativas para o atendimento das necessidades e ampliação das potencialidades das famílias em situação de vulnerabilidade social. “Vale ressaltar que, com a inclusão produtiva, as pessoas se sentem ‘profissionais’ e descobrem que podem fazer, produzir e comercializar”, declarou.