Formação das Comunidades é definida21/12/2023 h4ag
Em sua primeira Circular como Superior da Província Nossa Senhora Aparecida, o Padre Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R. divulgou nesta quarta-feira (20) o novo quadro de formação das Comunidades Redentoristas em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Suriname.
O Provincial explicou a necessidade das transferências de cargos, funções e locais em vista da missão, levando em consideração a amplitude do campo de atuação e o intercâmbio de Missionários Redentoristas de procedências diferentes. “Ao visualizar esta composição será importante que consigamos entrever o alcance da missão de cada uma das nossas comunidades. Afinal, cada confrade, com seus limites e qualidades, deve esforçar-se para a continuidade do propósito missionário, que prometemos no dia da nossa profissão e ordenação!”
O sacerdote também ressaltou a importância de um projeto de vida comunitária, de planejamentos pastorais e da integração das pessoas na constituição das Comunidades Religiosas. “A organização comunitária-institucional dentro da Província é uma necessidade, mas deve estar a serviço de um projeto de vida e missão”, alertou Padre Marlos.
Os Missionários Redentoristas têm até o dia 25 de janeiro para se mudarem para os novos lugares aos quais foram designados.
Celebrações em 2024
No documento oficial, também foram divulgadas as datas de eventos importantes que serão realizados nos três primeiros meses de 2024 na Unidade Redentorista. No dia 13 de janeiro, às 18h, na Igreja Santa Teresinha, em Tietê (SP), haverá a Celebração Eucarística na qual os noviços da Província Nossa Senhora Aparecida irão fazer sua Profissão Religiosa.
De 08 de janeiro a 18 de fevereiro, em Piedecuesta, na Colômbia, os junioristas Fr. Guilherme Dias Viana, Fr. Joílson Ramos Santos e Fr. Tiago Costa de Souza participarão do Segundo Noviciado, em vista da Profissão Perpétua. E, no dia 08 de março, às 18h, no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), eles emitirão os votos perpétuos na Congregação Redentorista. No dia seguinte, às 18h, no Santuário Nacional, serão ordenados diáconos. Os jovens serão os primeiros a serem ordenados na nova Província.
Já no dia 04 de fevereiro, durante a Santa Missa no Santuário Nacional, às 18h, os Missionários Redentoristas se reunirão para agradecer a Deus pela consagração religiosa dos confrades jubilares:
Pe. Alberto Pasquoto – 65 anos
Pe. José Antero Barreto de Macedo – 60 anos
Pe. José Moacyr de Castilho Chagas – 60 anos
Pe. Rudolf Jacobus Croon – 60 anos
Pe. Flávio de Oliveira e Souza – 40 anos
Pe. Ancelmo Alencar Gomes – 25 anos
Pe. Cláudio Anselmo Santos Silva – 25 anos
Pe. Fernando Veloso da Silva – 25 anos
Pe. Luiz Carlos da Cruz – 25 anos
Pe. Luiz Cláudio Alves de Macedo – 25 anos