"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > Aniversário da Congregação

Aniversário da Congregação09/11/2023 4z1872

 

 

No dia 9 de novembro de 2023 a Congregação do Santíssimo Redentor completa 291 anos de fundação. Por ocasião desta data, o Padre Rogério Gomes, C.Ss.R., Superior Geral, enviou uma mensagem a toda a Família Redentorista.

 
Missionários da Esperança, nos os do Redentor
ANO DEDICADO À VIDA COMUNITÁRIA


  1. No dia 9 de novembro de 1732, Alfonso e seus companheiros Pedro Romano, Juan Bautista Di Donato, Vicente Mannarini e Silvestre Tósquez, juntamente com Monsenhor Falcoia, celebraram a Missa do Espírito Santo e cantaram o Te Deum invocando a luz do  Paráclito  no  Novo Projeto . Alfonso e o Irmão Vito Curzio perseveraram no pequeno Instituto e, graças a eles, hoje a Congregação está presente nos cinco continentes e celebra 291 anos de proclamação da Abundante Redenção. Depois de todos esses anos, o que nos diria Afonso ao ver a Congregação hoje, com quase trezentos anos? Reconheceria ele a Congregação que fundou? E o que ele nos pediria? 

  2. Hoje, Afonso nos faria as seguintes perguntas simples: Confrade, onde você encontra aqueles que representam os pastores de cabras de hoje? Eles estão no seu coração e na sua missão, ou são apenas um conceito abstrato? E como lhes anunciaste a Abundante Redenção? E como a sua comunidade religiosa experimenta o zelo missionário? Certamente, Afonso nos diria, com grande ênfase, para nunca esquecer as nossas raízes fundacionais, o Evangelho e os mais pobres, para não correr o risco de trair o seu carisma e fazer uma leitura extensa e profunda dos tempos atuais para dar respostas concretas aos homens e às mulheres de hoje nas suas periferias geográficas e existenciais. A cada um de nós, ele nos diria para não desanimarmos, mesmo nos momentos em que não temos respostas, e que o Redentor e seu Espírito caminhem conosco. Finalmente, ele nos exortaria a aprofundar cada vez mais a nossa identidade e missão carismática. 

  3. O nosso santo Fundador não se surpreenderia com a expressão atual da Congregação no seu processo de reestruturação para a missão! Pelo contrário, ficaria muito perplexo se o seu Instituto se encontrasse na mesma forma em que o deixou. Neste sentido, Afonso fez tudo o que pôde no seu contexto para ajudar a crescer a obra missionária que fundou. E foi este espírito de abertura, de perceber que era obra do Espírito, que permitiu a quem a continuou levar a Congregação até onde ela está hoje. Desde a fundação até hoje, não perdemos o fio condutor, o sopro carismático do Espírito. Hoje, cada irmão é o guardião deste tesouro. Portanto, cada um tem uma imensa responsabilidade perante a história e o Povo de Deus porque a Congregação é uma obra do Espírito que continuará os seus dias se os seus membros forem fiéis no seguimento do Redentor e forem hermenêuticos e aplicadores da redenção no contexto. de um mundo ferido.

  4. Portanto, é vital estar atento ao mundo de hoje. Desafia-nos, mas também nos oferece importantes princípios de leitura para interpretar o carisma e analisar, com sinceridade, se estamos sendo fiéis ao Evangelho. Neste sentido, é necessário olhar para a nossa própria história neste mundo e para o que os últimos Capítulos Gerais nos motivaram e indicaram. Que ressonância têm nas nossas (vice) províncias e comunidades? Com os seus limites, são órgãos sinodais e nos dão indicações sobre como reler o nosso carisma. Por isso, peço que cada (vice) Província aprofunde as decisões do Capítulo Geral nos seus Capítulos e Assembleias (vice) Provinciais, bem como os Planos Estratégicos elaborados nas terceiras fases do XXVI Capítulo Geral. Devem chegar às nossas comunidades, aos nossos formandos e aos nossos leigos. Somos um corpo missionário e devemos caminhar em harmonia, inspirados pelo Espírito, sob a orientação dos nossos textos fundamentais. 

  5. A Congregação, com os seus 291 anos, não sobreviverá se não tivermos vocações. Portanto, cada (vice) Província deve fazer todo o possível para promovê-las, acompanhá-las e discerni-las, utilizando os recursos humanos e financeiros, bem como os meios de comunicação. Somos uma Congregação missionária composta por sacerdotes e irmãos, e isto deve refletir-se na promoção vocacional. Contudo, não basta que os promotores cumpram a sua missão. Cada irmão é um promotor vocacional pelo testemunho de sua vida e pela alegria que comunica por ser Redentorista. “A força da Congregação para continuar a sua missão apostólica depende do número e da qualidade dos candidatos que desejam ingressar na comunidade redentorista. Portanto, todos os confrades, por estima e amor pela própria vocação, dediquem-se ao trabalho pastoral de promoção de vocações para a Congregação” (Const. 79). Poderíamos perguntar-nos seriamente: por que há lugares onde a Congregação está presente e nunca surgiu nenhuma vocação? O que está faltando? Comunicamos o nosso carisma onde estamos? Chegamos aos jovens? O futuro está nas mãos de cada um de nós. Devemos sempre lançar as redes em águas mais profundas (cf. Lc 5,4), mesmo que não obtenhamos resultados, mas estamos fazendo a nossa parte. 

  6. Queridos irmãos, Formandi e todos aqueles que estão envolvidos na missão da Congregação. Celebramos com alegria esta data de nascimento do nosso Instituto, um aniversário que nos encoraja a fortalecer a nossa fé, a esperança e o zelo missionário. A Congregação é uma realidade dinâmica, mas podemos fazer muito mais porque somos missionários de esperança seguindo os os do Redentor. Não podemos permitir que o conforto e a falta de zelo apostólico nos tirem o zelo missionário pessoal e comunitário e nos enfraqueçam a ponto de não sermos reconhecidos pelo nosso próprio Fundador. 

  7. Que Santo Afonso continue a inspirar-nos e a fazer-nos ver novos horizontes para o nosso Instituto. Que Congregação deixaremos para as futuras gerações de Redentoristas? Isso depende de como entendemos a nossa consagração e dedicamos os nossos dias em favor da  copiosa apud eum redemptio,  tanto pessoalmente como em comunidade. 
  8. Que Maria, Mãe do Perpétuo Socorro, nossos Santos, Mártires, Beatos e Veneráveis, nos conceda a graça, a perseverança, a alegria e a fidelidade criativa para sermos fiéis à missão do Redentor.

Fraternalmente, em Cristo Redentor, 
P. Rogério Gomes, C.Ss.R.
Superior Geral
Roma, 9 de novembro de 2023

 

 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

1 > >>

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi