Encontro dos Leigos Redentoristas06/11/2023 2l6z4d
O Encontro dos Missionários Leigos Redentoristas (MLR) presentes nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo aconteceu entre os dias 03 e 05 de novembro, na Casa de Retiros São José, na capital mineira, Belo Horizonte. A alegria do encontro fraterno foi a marca do evento, no qual estiveram presentes cerca de 85 leigos dos núcleos de Campos dos Goytacazes (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Cariacica (ES), Cel. Fabriciano (MG), Curvelo (MG), Belo Horizonte (MG) – São José e Dom Muniz – e Juiz de Fora (MG) – Glória e Floresta.
O grupo foi assessorado pelo Pe. José Maurício de Araújo, C.Ss.R., que trabalhou o texto de Santo Afonso, intitulado “Tratado da conformidade com a vontade de Deus”. Na manhã de domingo (05), o Pe. Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R. refletiu sobre os caminhos da reestruturação. Além dos trabalhos e das partilhas, o encontro proporcionou momentos de integração e convivência.
A missa de encerramento foi presidida pelo Pe. Nelson, último Superior da Província do Rio, que entregou as Cruzes Redentoristas a 31 novos Missionários Leigos, que foram preparados e acompanhados nos últimos anos. Outros 11 membros, que não puderam estar presentes, receberão as cruzes em Celebrações que acontecerão nas paróquias e santuários onde participam.
Durante o encontro, também houve a eleição do representante que irá compor a equipe da Comissão Nacional dos MLR. A Missionária Leiga Aparecida Bassoli, que é ativa na Paróquia da Glória e no Vale da Floresta, em Juiz de Fora (MG), foi a escolhida.
Para o Assessor Provincial dos MLR, Pe. Edson Alves, C.Ss.R., a ocasião foi oportuna para uma revisão das atividades e um olhar para a nova história que se inicia com a Província Nossa Senhora Aparecida, fruto da união dos Missionários Redentoristas do RJ, MG, ES, SP e BA. “O momento foi para também realizarmos uma avaliação e buscarmos perspectivas para a nova configuração dos núcleos, tendo em vista as experiências vividas no contexto de nossa nova Província. Nos últimos 5 anos que pude acompanhar os MLR, concluo que temos muitos leigos bons e eles querem assumir o compromisso de serem compartilhadores de nossa missão!”, disse o sacerdote.