Encontro Nacional dos MLR's24/10/2023 405x1n
Dentro do processo de reestruturação Redentorista, a Comissão Nacional para a Missão Compartilhada promoveu o 4º Encontro Nacional dos Missionários Leigos Redentoristas (MLR), de 20 a 22 de outubro, no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP). Da Unidade RJ-MG-ES, estiveram presentes o Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R., representando o Governo da Província Nossa Senhora Aparecida, o Pe. Edson Alves, C.Ss.R., Assessor Provincial dos MLRs, e Eunice Baeta, membro da Coordenação Provincial.
Em sintonia com o 26º Capítulo Geral, foi refletido o tema do sexênio – “Missionários da Esperança nos os do Redentor: A espiritualidade do Missionário Leigo na reestruturação”, com enfoque na dimensão teológica profética e missionária. A temática foi assessorada pelo Pe. José Ulisses, C.Ss.R.
%2009_28_47_ec84c836.jpg)
Durante esses dias, os participantes do encontro, representantes das Províncias de Brasília, Curitiba e Nossa Senhora Aparecida, tiveram momentos de oração, partilha, reflexão, palestras e convivência fraterna, com a proposta de ressaltar a importância da continuidade da missão compartilhada com a União dos Redentoristas do Brasil (URB).
Ao final do evento, o grupo decidiu manter o Encontro Nacional a cada dois anos. O próximo será em Manaus (AM), em setembro de 2025. Também foi definida a composição da Coordenação Nacional: um Redentorista e um leigo representando cada Regional (antiga Província). Assim, cada nova Unidade terá três membros e um religioso na coordenação.
Outra decisão foi que cada Província realizará um encontro no próximo ano, de caráter regional, ou seja, com as coordenações dos núcleos de MLRs. “Firmamos a necessidade de manter os dois encontros anuais por Província, visando o estudo da espiritualidade Redentorista e o conhecer / integração dos membros”, informou Pe. Edson. Para o sacerdote, a reunião foi um tempo de muita esperança. “As partilhas revelaram que existem muitas expectativas dos nossos leigos associados. Também por parte dos religiosos, esperanças no compartilhar da nossa missão!”
