Mons. Alfonso Amarante é ordenado bispo09/10/2023 l3j34
Nomeado Reitor Magnífico da Pontifícia Universidade Lateranense pelo Papa Francisco, Monsenhor Alfonso Vincenzo Amarante, C.Ss.R., até então presidente da Academia Alfonsiana, também foi designado Arcebispo titular de Sorres. A Ordenação Episcopal do Missionário Redentorista da Província de Nápoles (Itália) aconteceu na última sexta-feira (06), em Roma, na Basílica do Latrão, dedicada ao Santíssimo Salvador, a São João Batista e a São João Evangelista.
O Cardeal Joseph Tobin, C.Ss.R., Arcebispo de Newark, presidiu a Celebração Eucarística, que foi concelebrada pelo Cardeal Angelo de Donatis, Vigário Geral do Papa Francisco para a Diocese de Roma, e pelo Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação na Cúria Romana. Dezenas de Missionários Redentoristas marcaram presença na cerimônia episcopal; dentre eles, o Pe. Carlos Viol, C.Ss.R. e o Padre Maikel Dalbem, C.Ss.R., ambos da Província do Rio de Janeiro.
A vida e missão de São João Neumann, santo Redentorista que também foi bispo, foram citadas pelo Cardeal Tobin, que animou Dom Alfonso Amarante, C.Ss.R. a seguir seu exemplo de humildade, coragem e perseverança.
Ao final da Celebração, após conceder a primeira bênção episcopal aos presentes, o recém-consagrado Arcebispo e Reitor Magnífico da Universidade Lateranense manifestou seu desejo de que a “Universidade do Papa” acolha pessoas de todas as culturas e de todo o mundo. Dom Alfonso também expressou sua gratidão a seus pais – que devido à idade não puderam estar presentes –, à sua família e à Congregação Redentorista.
Terminada a solenidade, foi realizada uma reunião no pátio da Cúria Lateranense para celebrar o novo Arcebispo.