ROMARIA DAS LIGAS CATÓLICAS A APARECIDA28/08/2023 1p1qf
52ª Romaria Nacional das Ligas Católicas ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida foi realizada nos dias 26 e 27 de agosto
Neste final de semana, dias 26 e 27 de agosto, aconteceu a 52ª Romaria Nacional das Ligas Católicas ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, com o tema “Maria, Mãe cheia de graça, abençoai nossas famílias, lugar fecundo de vocações”. Oração do terço, louvores e Celebrações Eucarísticas fizeram parte das programações nesses dois dias.
Além de padres e diáconos diocesanos que acompanham as Ligas Católicas, o evento religioso contou com a participação de quatro Missionários Redentoristas da Província do Rio: o Superior Provincial, Pe. Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R., que presidiu a Santa Missa no sábado (26), ao meio dia, e no domingo (27), às 10h – ambas transmitidas pela TV Aparecida; o Assistente Eclesiástico Nacional, Pe. André Luiz Bastos, C.Ss.R.; o Pe. José Antero Barreto de Macedo, C.Ss.R., que acompanha a Federação do Rio de Janeiro; e o Ir. Agemiro Herculano de Melo, C.Ss.R., da Federação de Juiz de Fora.
No primeiro dia da Romaria, no auditório Padre Noé Sotillo, os liguistas ouviram as palavras do Presidente Nacional da Confederação, Edmilson Cecon, e do Assistente Eclesiástico Nacional, Pe. André Luiz, C.Ss.R. O Provincial, Pe. Nelson, C.Ss.R., também deixou uma mensagem sobre a reconfiguração que unirá os Redentoristas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Bahia em uma única Unidade: a Província Nossa Senhora Aparecida.
As três Federações das Dioceses do estado capixaba – Vitória, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim – relataram como foi a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida durante o período de agosto de 2022 a agosto de 2023, em suas localidades. A Confederação Nacional confiou a peregrinação de agosto de 2023 a agosto de 2024 à Federação da Arquidiocese de Diamantina.
No domingo (27) de manhã, as crianças da Federação de Vitória fizeram a coroação de Nossa Senhora. A imagem peregrina foi conduzida ao interior do Santuário, através da procissão dos liguistas com suas bandeiras, concluindo a Romaria com a Santa Missa.
De acordo com o Diretor de Relações Públicas da Confederação Nacional, Rodrigo Trotta Moreira, a Romaria desse ano abriu as comemorações pelos 180 anos de existência da Liga Católica no mundo, fato que será celebrado no próximo ano.