Conheça o Provincial eleito25/08/2023 4o5r1c
Foto: Mário Pereira/A12
Com aprovação do Governo Geral da Congregação Redentorista, o Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R. foi eleito primeiro Superior da Província Nossa Senhora Aparecida, no dia 24 de agosto, durante o Capítulo Eletivo realizado em Belo Horizonte (MG). Conheça sua trajetória na Unidade de São Paulo:
Natural de Wenceslau Braz (PR), o Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R. nasceu em 13 de maio de 1974. Iniciou sua formação na Congregação Redentorista em 19 de fevereiro de 1989, quando ingressou no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), onde cursou os três anos do Ensino Médio. Em 1992, realizou a etapa do Propedêutico, em Sacramento (MG), e no ano seguinte, iniciou o curso de bacharelado em Filosofia e habilitação em História Geral, na Universidade São Francisco, em São Paulo (SP). No ano de 1996, viveu a experiência do Noviciado em Tietê (SP), no Seminário Santa Teresinha. No dia 26 de janeiro de 1997, professou os votos religiosos e, naquele mesmo ano, começou os estudos de Teologia no ITESP, residindo na Comunidade “Alfonsianum I”, em São Paulo (SP). Um ano depois, foi transferido para a Comunidade do Jardim Oratório, em Mauá (SP). No segundo semestre de 1999, toda a comunidade foi transferida para a Paróquia Menino Jesus, em Diadema (SP), concluindo o curso de Teologia no ITESP. Em 14 de julho de 2001, foi ordenado sacerdote.
Na Província de São Paulo, Padre Marlos assumiu alguns cargos e ou por diversas Comunidades. No ano de sua ordenação sacerdotal, residiu em Sacramento (MG), para auxiliar na formação do Propedêutico, no Seminário Santíssimo Redentor. Residiu em Roma, na Itália, para cursar o mestrado em Teologia Dogmática, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de 2002 a 2004.
De volta ao Brasil, de 2005 a 2008, morou na Comunidade “Alfonsianum I”, em São Paulo (SP), para lecionar no ITESP e atuar como Superior local. Neste período, de 2005 a 2007, foi Conselheiro do Governo Provincial. Retornou a Roma para realizar o doutorado em Teologia, de outubro de 2009 a janeiro de 2012, ano em que foi designado para trabalhar como vigário na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Sapopemba, São Paulo (SP), regressando a Roma de abril a julho para encaminhar a sua tese de doutorado.
De 2013 a 2014, exerceu a missão de professor e doutorando em Teologia Dogmática na Comunidade Pedro Donders (Pesquisas Religiosas). Entre 2015 e 2018, morou na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano, São Paulo (SP), colaborando na paróquia e atuando como Superior da comunidade, professor no ITESP e diretor editorial da Editora Ideias e Letras. Nos anos 2017 e 2018, participou, mais uma vez, do Governo Provincial como Conselheiro.
Desde 2019, reside na Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Casa Provincial), em São Paulo (SP), e exerce a missão de Superior Provincial da Província de São Paulo. No dia 24 de agosto de 2023, foi eleito Superior Provincial da Província Redentorista Nossa Senhora Aparecida.