Padre Geral: Solenidade de Santo Afonso28/07/2023 711w3v
Aproxima-se a festa do fundador da Congregação Redentorista, Santo Afonso, cuja memória litúrgica se dá no dia 1º de agosto. Para a grande Família Redentorista é tempo de fortalecer vínculos e viver mais intensamente a espiritualidade afonsiana.
Nesse contexto, o Superior Geral da Congregação, Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R, divulgou uma carta para celebrar a ocasião. Na mensagem, o sacerdote faz um paralelo da vida de Santo Afonso com aspectos da vida comunitária, uma vez que todos os Redentoristas estão vivenciando o ano dedicado a este tema.
O Padre Geral exortou seus confrades a refletirem quais pontos da vida e história de Santo Afonso servem de inspiração para os dias atuais. A experiência de Deus como centro e fundamento da vida pessoal e comunitária, da ação missionária e do agir moral; o amor pelos mais abandonados e o senso de justiça social; a vida comunitária em vista da missão; a formação constante em vista do trabalho missionário e da mudança de mentalidade eclesial, espiritual e teológico moral; a perseverança nas coisas difíceis; a simplicidade de vida e de linguagem e o êxodo em direção às exigências da missão foram as questões destacadas pelo Padre Rogério.
Concluindo a carta, o Superior da Congregação pediu que os Redentoristas não esqueçam jamais de Maria, tal qual Santo Afonso, que tinha um apreço muito grande pela Virgem Santíssima. “Maria, para ele (Afonso), não era só a Mãe do Redentor, mas também sua companheira, conselheira, inspiradora e perseverante na missão até os pés da cruz e no nascimento das novas comunidades (cf. Jo 19,25-27, At 2,1-12). Que Maria e Afonso, com seu zelo apostólico, encorajem-nos para sermos Missionários da Esperança caminhando nos os do seu Filho Redentor.”