3ª FASE DO CAPÍTULO GERAL29/05/2023 4uv3i
A 3ª Fase do XXVI Capítulo Geral da Congregação Redentorista aconteceu de 7 a 17 de maio, na Casa de Retiros Marianella, na cidade de Atyrá, no Paraguai. Esta última fase do Capítulo, que acontece em cada Conferência, reuniu os Provinciais e vogais (representantes) da América Latina e do Caribe.
O Superior Geral, Padre Rogério Gomes, esteve presente, juntamente com o Conselheiro Geral da América Latina e Caribe, Padre Jairo Dias. O Coordenador da Conferência, Padre Marcelo Araújo, ajudou na condução dos trabalhos. Pela Província do Rio estiveram presentes o Padre Nelson Antonio Linhares, Superior Provincial, e o Padre Carlos Viol, vogal da Província. Foi uma forma redentorista de celebrar a sinodalidade na Congregação.
OBJETIVOS DA 3ª FASE
É importante recordar o propósito desta fase: “A nível de Conferência, a Fase de Implementação ocorrerá o mais tardar doze meses após a Fase Canônica do Capítulo Geral. (DC, 809). Portanto, a tarefa principal desta Fase de Implementação foi a comunicação da mensagem e a orientação estabelecida pela Fase Canônica do Capítulo Geral para a missão da Congregação dentro da Conferência. Certos eventos podem ser organizados oportunamente, como workshops, retiros, etc., a fim de facilitar essa execução (DC, 810)”.
Os Capitulares se propam a escutar o Espírito, encontrar a vontade de Deus e a melhor forma de aplicar as decisões que os levam a animar a vida apostólica na Congregação. “Temos uma missão importante: animar, indicar caminhos e envolver os confrades nas decisões capitulares. Os Capítulos e as Assembleias Geral e (vice) Provincial são órgãos importantes da vida consagrada. Com as suas limitações, procuram ouvir e discernir como uma só unidade”, pontuou Padre Nelson.
AMÉRICA LATINA E SEUS DESAFIOS
A Conferência da América Latina e do Caribe, ao longo dos anos, procurou responder aos sinais dos tempos. A região é terra redentorista e ainda há muito a fazer. A América Latina – Continente da Esperança, com seus desafios, tensões, medos e muita esperança, fez um belo caminho e responde ao Espírito. “Seguimos colhendo vocações e podemos pensar na evangelização com maior vigor e criatividade missionária. Nesse sentido, a reestruturação e a reconfiguração dão a possibilidade de priorizar os projetos missionários sem fragmentá-los ou multiplicá-los desnecessariamente”, afirmou o Provincial do Rio.
TEMAS IMPORTANTES ABORDADOS
Neste momento da história Redentorista na América Latina, alguns elementos foram importantes nas decisões da terceira fase: a promoção vocacional, o processo de formação dos novos Redentoristas, a formação permanente dos Congregados, a identidade e o compromisso missionário, a sustentação financeira, a missão compartilhada com os leigos e leigas, e a formação de lideranças. Outro tema que esteve muito presente nas discussões foi o processo de reconfiguração das unidades, que serão 7 a partir de 2024.
A CONSTRUÇÃO DE UM CAMINHO NOVO
Os Missionários Redentoristas tiveram em mãos algumas tarefas derivadas das decisões do XXVI Capítulo Geral em continuidade com os Capítulos anteriores. O Capítulo Geral desafia os Redentoristas a serem fiéis ao Evangelho, às Constituições e à interpretação do carisma à luz dos tempos atuais e dos novos desafios da missão. O tempo de mudança é uma oportunidade para evangelizarem e abraçarem o futuro com esperança!