Assembleia Geral da CNBB19/04/2023 611d48
Tem início nesta quarta-feira (19) a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em Aparecida (SP). O encontro do episcopado brasileiro se estende até o dia 28 de abril, com 22 sessões ao longo das duas semanas e a participação dos 326 bispos ativos e parte dos 157 eméritos. A temática principal estará voltada à avaliação global da caminhada da Conferência.
Além do tema central, a pauta inclui seis temas prioritários: Doutrina da Fé, Liturgia, Regimento da CNBB, Relatório do Quadriênio, Relatório Econômico e Textos Litúrgicos – CETEL. Outros 15 temas diversos também constam na programação: Acordo Brasil-Santa Sé, Análise de Conjuntura Social e Eclesial, Gestão, Campanha da Fraternidade, Conselho Episcopal Latino Americano, Charis, Comissão Comunhão e Partilha, Comissão Episcopal para a Amazônia, Fundo Nacional de Solidariedade e Jubileu 2025, pesquisa “Saúde Integral do Clero”, Sínodo 2023-2024, visita do bispo auxiliar da diocese de Maiduguri (Nigéria), dom John Bogna Bakeni, região que sofre perseguição (ACN – Ajuda à Igreja que Sofre) e 15º Intereclesial das CEBs.
Estão previstas as seguintes comunicações durante o evento: dos bispos eméritos, informe do Observatório da Comunicação religiosa no Brasil e do núcleo de estudos em comunicação e teologia, dos Organismos do Povo de Deus, da Ação Missionária Nacional, em Manaus, sobre o Sínodo dos Bispos e o XVIII Congresso Eucarístico Nacional. A Assembleia emitirá, ainda, três mensagens: ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos e ao povo brasileiro.
Todos os dias, no Santuário Nacional, às 18h30, os bispos participarão das celebrações eucarísticas. Haverá também uma celebração penitencial no dia 23 de abril e uma inter-religiosa, em 26 de abril. O retiro espiritual acontece no sábado, 22, e domingo, 23.
ELEIÇÕES
O evento também tem o caráter eletivo. Durante a 60ª Assembleia Geral, através do voto secreto, os bispos irão eleger 20 representantes para diversas funções e serviços. O episcopado brasileiro escolherá, para o próximo quadriênio 2023-2026, quatro membros para compor a presidência da CNBB e de cada uma de suas 12 comissões, além de dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023, em Roma.
Com informações da CNBB