"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > A despedida de Bento XVI

A despedida de Bento XVI02/01/2023 512y5j

 

 

O Papa Emérito Bento XVI faleceu no último sábado (31/12), aos 95 anos de idade, no Mosteiro Mater Ecclesiae, localizado nos Jardins do Vaticano, onde vivia desde sua renúncia, ocorrida no ano de 2013.

 

Nesta segunda-feira (02), milhares de fiéis se despedem e prestam suas homenagens ao alemão Joseph Ratzinger, cujo corpo está sendo velado em frente ao altar-mor da Basílica de São Pedro. O velório segue até quarta-feira (04) e na quinta-feira (5) será o funeral na Praça São Pedro, em cerimônia presidida pelo Papa Francisco. Ele será sepultado nas grutas vaticanas, onde se encontram os túmulos dos Papas. Na história da Igreja Católica, será a primeira vez que um Papa em exercício enterrará outro Pontífice.

 

“Senhor, eu te amo!” foram as últimas palavras de Bento XVI, proferidas por volta das 3h da madrugada do dia de sua morte, segundo o enfermeiro que o acompanhava. O Papa Emérito faleceu às 09h34 (05h34 no horário de Brasília).

 

 

 

O LEGADO DO PAPA BENTO XVI

 

Nascido em 16 de abril de 1927, na cidade alemã de Marktl, Joseph Alouisius Ratzinger ou boa parte de sua infância e adolescência em Traunstein, próximo à fronteira com a Áustria. Oriundo de família humilde, era o mais novo de três irmãos. Entrou para o seminário aos 12 anos e foi ordenado sacerdote pelo Cardeal Faulhaber, Arcebispo de Munique, em 29 de junho de 1951. A partir daí, iniciou uma caminhada totalmente voltada à Igreja, marcada por sua dedicação e zelo apostólico.


O alemão foi escolhido Papa no dia 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II. Ele foi o 265º Papa da história da Igreja católica, a qual liderou por oito anos. Adotou o nome de Bento XVI para se relacionar idealmente com o venerado Pontífice Bento XV, “um profeta corajoso e autêntico de paz”.


Em quase 600 anos, Bento XVI foi o primeiro Pontífice a renunciar ao cargo. Isso se deu no ano de 2013, devido à sua frágil condição física. Os seus últimos nove anos de vida foram de silêncio, oração e testemunho. O Papa Emérito deixou um grande legado para a Igreja em seu ministério sacerdotal, nas várias funções exercidas no Vaticano e em seus oito anos de papado, mostrando ao mundo sua solicitude pastoral e empenho no serviço à Igreja.

 

 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

1 > >>

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi