"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > São José na historia de Belo Horizonte

São José na historia de Belo Horizonte08/12/2022 301p7

 

Dezessete de dezembro de 1893. Essa foi a data de promulgação da lei que confirmou a transferência da capital do estado de Ouro Preto para o território do então arraial Curral del Rei. No ano seguinte, começaram os trâmites para formar a Comissão Construtora da Nova Capital, que seria chefiada pelo engenheiro Aarão Reis. Tão logo foi anunciada a decisão, profissionais de todo o país, entre eles, arquitetos, engenheiros e operários, aram a vislumbrar uma bela oportunidade de trabalho.

 

Entretanto, como conta o historiador Abílio Barreto em sua obra Belo Horizonte Memória Histórica e Descritiva - História Média, muitos duvidaram que a mudança fosse concretizada. Por outro lado, em meio à descrença de alguns, a ideia foi aplaudida, pois a sede da futura capital do estado oferecia bons ares, algo apreciado no combate a algumas enfermidades. Quatro anos foram necessários para transformar o pacato arraial em um embrião de metrópole.

 

Nesse período, alguns lugares aram a testemunhar os primórdios da capital mineira. Um deles é o Santuário São José. Falaremos de sua importância especialmente no dia 12 de dezembro de 1897, data oficial da fundação de Belo Horizonte.

 

 

A matriz de Belo Horizonte foi criada em 1900, mas abriu as portas quatro anos depois. Enquanto estava em obra, a capela curial de Nossa Senhora do Rosário, na rua São Paulo, esquina com avenida Amazonas, é que fazia as honras de matriz da recém-criada capital mineira. Desenhada por Edgard Nascentes Coelho, a Igreja de São José tem 60 metros de comprimento e 19 de largura. A famosa escadaria principal que dá para a avenida Afonso Pena foi concluída em 1910. Dois anos depois, o pintor alemão Guilherme Schumacher terminou os trabalhos internos da paróquia. Além de templo de fé no coração da capital mineira, o lugar virou ponto de encontro e do famoso "corta-caminho", já que o pátio da igreja dá o às ruas Espírito Santo e Tamoios.

 

A trajetória dos Missionários Redentoristas em BH

 

No dia 27 de janeiro de 1900, Belo Horizonte (MG) contava com apenas 14 mil habitantes e somente uma paróquia, quando o então Bispo de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, convidou os Missionários Redentoristas holandeses para assumirem o trabalho pastoral e missionário na nova capital. Eles tomaram posse da Paróquia São José, a segunda paróquia criada na cidade, tendo à frente o padre Pedro Beks.
 
Em 20 de abril de 1902, foi lançada a pedra fundamental da nova matriz e em 1904 começou a ser usado o recinto para funções religiosas, mas sua conclusão se deu no ano de 1910.
 
Em 2021, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira, anunciou a elevação da Igreja a Santuário Arquidiocesano São José, dada a sua importância e reconhecimento do templo como centro de espiritualidade, cultura e acolhida. O dia 19 de março de 2021 é o marco da criação do novo Santuário, enquanto em 29 de junho de 2021, junto à comemoração dos 70 anos de fundação da Província do Rio de Janeiro, haverá a cerimônia solene de elevação a Santuário Arquidiocesano São José.
 
Localizada estrategicamente no centro da capital mineira, possui um parque de estacionamento e uma área de muito verde para quem visita. O Santuário Arquidiocesano São José é um dos mais notáveis monumentos construídos em Belo Horizonte. Há mais de 120 anos, é um lugar privilegiado de religiosidade, cultura, manifestações e encontros na cidade.

 

 

 

Fonte: Revista Encontro

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

<< < 339

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi