"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > II Forest Beer

II Forest Beer21/11/2022 6u4v1w

 

 

 

A Casa de Eventos Seminário da Floresta, em Juiz de Fora (MG), sedia, novamente, o Forest Beer, um festival de cerveja artesanal que já se encontra em sua segunda edição. O evento é promovido pela Cervejaria Hofbauer, a cerveja do Convento Redentorista, com a parceria da Burn Experience, no dia 26 de novembro, das 14h às 21h, e no dia 27/11, das 11h às 18h.

 

A novidade deste ano é que o festival será no estilo open food e open bar, o que significa que o público terá o ilimitado às bebidas e comidas oferecidas durante o evento.

 

Em entrevista, o Padre Jonas Pacheco, C.Ss.R., responsável pela organização, fala sobre o II Forest Beer!

 

 

O festival já está na segunda edição. Conte-nos como surgiu a ideia do projeto!

Em 2019, aconteceu o primeiro Forest Beer, por iniciativa do Padre Flávio Leonardo, C.Ss.R., para poder divulgar a Cerveja Hofbauer, que até então não era comercializada e o público externo não tinha o. O evento foi um sucesso e as pessoas gostaram muito. Nós resolvemos, então, fazer uma segunda edição do Forest Beer. Isso não foi possível antes por causa da pandemia. Agora, com algumas iniciativas, nós colocamos o projeto para funcionar e contamos com a ajuda de um parceiro que já promove um festival em Belo Horizonte (MG) em nosso espaço Redentorista, a Casa de Retiros São José. A ideia é fazer um festival de cerveja artesanal em Juiz de Fora (MG) com as cervejas parceiras, já tradicionais em Juiz de Fora, e uma parte voltada para a gastronomia, com cortes de carnes grelhadas e sobremesas.

 

O que o público pode esperar do II Forest Beer?

O público pode esperar um evento muito bacana, um evento familiar, onde nós teremos cervejas e outras bebidas, cortes de carnes nobres, hambúrguer artesanal, panqueca de doce de leite, entre outras comidas. Haverá dois shows no sábado, com Zona Blue e Leonardo de Freitas & Fabiano. E também dois shows no domingo, com Hugo Schettino e Trio e Só Parent. A intenção é que as pessoas aproveitem ao máximo o espaço, que é o Seminário da Floresta, um local único em Juiz de Fora, com uma vasta área verde e uma casa de hospedagem muito agradável.

 

O local que sediará o festival – Seminário da Floresta – também é istrado pelos Redentoristas da Província do RJ-MG-ES. A casa está aberta a receber outros tipos de festivais e eventos?

A nossa ideia é divulgar ao máximo a Casa de Eventos Seminário da Floresta. Muitas pessoas que am pela BR veem o prédio mas não têm o conhecimento de todo o espaço verde, bonito e único que nós temos em Juiz de Fora. Por isso, a ideia do Forest Beer é ser nesse espaço externo do Seminário, um espaço amplo, com área verde, bosque... um diferencial muito grande para nosso evento. Com toda a infraestrutura que oferece, o local está apto a receber diversos tipos de eventos e festivais

 

Parte do lucro do II Forest Beer será destinado às Obras Sociais da Província. Qual é a importância dessa receita para as ações sociais desenvolvidas pelos Redentoristas?

O Forest Beer é um evento diferenciado também porque ele tem uma finalidade social. O retorno financeiro obtido com o festival será destinado à Obra Social Redentorista Padre Nilton Fagundes Hauck, sediada no bairro Retiro, em Juiz de Fora, e que atende cerca de 55 crianças. Então, ajudará a manter e custear essa unidade social Redentorista e as outras obras sociais também que nós temos na Província.

 

A produção de cerveja artesanal já é uma tradição entre os Missionários Redentoristas da Província do Rio, herdada pelos confrades holandeses. Fale um pouco sobre essa cultura!

A produção da cerveja artesanal já é uma tradição muito antiga entre nós, Redentoristas. Os primeiros Missionários Redentoristas que chegaram ao Brasil foram os holandeses, vindos da cidade de Witten, os Padres Matias Tulkens e Francisco Lohmeyer. Foram os primeiros a pisar em solo brasileiro, no ano de 1893. E depois deles, outros vieram e já instalaram a primeira Comunidade Redentorista no Brasil, em Juiz de Fora, em 1894. Com a vinda da comunidade religiosa, já nessa época, como era de costume na Holanda, trouxeram o consumo de cerveja artesanal. Vale lembrar que a relação da cerveja com os mosteiros é bastante antiga. Uma bebida que fazia parte do cotidiano, da vida dos religiosos. E chegando em Juiz de Fora, então, a Cervejaria foi construída para produção e consumo interno no Convento da Igreja da Glória. Essa função cabia a um Irmão da Congregação. Isso foi sendo ado de geração para geração, e o último Irmão brasileiro que produziu a cerveja foi o Ir. Geraldo. Depois de toda a cultura e herança sendo ada, já um pouco cansado, ele parou a produção em 1997. Doze anos depois, o Padre Flávio Leonardo retomou esse costume. Mas, com o falecimento dele em 2020, nós retomamos a produção no ano ado. Nesse momento, estamos à frente eu e o Padre Carlos Viol. Seguimos produzindo, cuidando da parte financeira, entendendo melhor as receitas para que a gente possa produzir uma cerveja cada vez melhor. Toda essa herança cultural trazida pelos holandeses é continuada por nós. Vale lembrar que hoje, a Hofbauer é a única cerveja produzida de forma totalmente artesanal no Brasil, usando mecanismos com mais de 100 anos.

 

Para finalizar, aonde podem ser adquiridos os ingressos para o II Forest Beer?

Os ingressos podem ser adquiridos nas cervejarias participantes (Hankzbier, Gavioli, Sr. Muller, Sleutjes e Escola Mirante), na Biblioteca Redentorista (ao lado da Igreja da Glória) e pelo site de vendas do Zine Cultural.

 

 

 

 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

1 > >>

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi