"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > Promovendo a Vocação Redentorista

Promovendo a Vocação Redentorista10/11/2022 71535f

 

 

MISSIONÁRIOS DA ESPERANÇA NOS OS DO REDENTOR

 

A todos os confrades professos, Promotores e Formadores Vocacionais, Aspirantes, Postulantes e Noviços, Jovens Vocacionais, Jovens Redentoristas (JUMIRE) e Leigos Associados à nossa missão.

 

No dia 13 de novembro de 2022, toda a Congregação celebrará o Dia Anual da Promoção da Vocação Missionária Redentorista. É um momento em que todos os confrades professos, jovens em formação, aspirantes e leigos são convidados a recordar o apelo que o Senhor da messe e Pastor do rebanho fez e continua a fazer a cada um para segui-lo em seu modo de vida. Este dia é um convite a voltar ao primeiro amor que nos trouxe até aqui, renovado todos os dias na Eucaristia, na nossa experiência de oração e no nosso trabalho com os mais pobres e abandonados, e nos faz perseverarOrar pelas vocações e promovê-las é um compromisso de cada um de nós como membros da Congregação (Const. 79-80), dos nossos formandi, aspirantes e leigos associados à nossa missão! Precisamos de missionários da Esperança nas pegadas do Redentor, Redentoristas e leigos!

 

Por isso, peço de todo coração que as Unidades da Congregação possam, neste dia, em todas as suas celebrações internas, nas paróquias, santuários, missões populares, grupos juvenis, redes sociais, onde houver presença redentorista, rezar, celebrar e apresentar a beleza do nosso carisma ao Povo de Deus, especialmente aos jovens. Somos missionários da Esperança, Sacerdotes e Irmãos, seguindo os os do Redentor, e temos que comunicar esta alegria de ser Redentoristas – missionários e leigos. A Constituição 20 nos enche de entusiasmo. Os Redentoristas são apóstolos “fortes na fé, alegres na esperança, ardendo de caridade, ardendo de zelo… na humildade de coração e perseverantes na oração… como homens apostólicos e verdadeiros discípulos de Santo Afonso, eles devem seguir Cristo Redentor com o coração cheio de alegria; negando-se a si mesmos e sempre prontos a empreender o que é exigente, eles participam do mistério de Cristo e o anunciam na simplicidade evangélica da vida e da linguagem, para que possam trazer aos homens a copiosa redenção”.   A Congregação está viva! O Redentor caminha conosco. Por isso, deixemo-nos levar pela alegria de anunciar o Evangelho, como nos pedem as nossas Constituições (cf. Const. 4-5).

 

Neste dia, também solicitamos o recolhimento do Fundo de Solidariedade . Conforme apresentado no XXVI Capítulo Geral, o Fundo de Solidariedade financia a formação inicial na África e Madagascar, América Latina e Caribe, Europa e Ásia, bolsas de estudo para os alunos do Colégio Maior, ajuda em desastres e outros projetos da Congregação. Por isso, convidamos fortemente a consolidação do espírito de solidariedade entre as Unidades da Congregação do Santíssimo Redentor. Os últimos Capítulos Gerais nos chamaram à solidariedade de maneiras muito concretas, por exemplo, a instituição da coleta anual para fortalecer o fundo de solidariedade. No entanto, a resposta não foi a esperada, e todos devemos contribuir com responsabilidade para esse objetivo.

 

Para você ter uma ideia, compartilho com vocês os dados sobre a renda e distribuição do Fundo de Solidariedade durante o ano de 2021. Recebemos a colaboração de apenas 17 Unidades de toda a Congregação! Precisamos crescer na dimensão da solidariedade entre nós!

 

Em 2021, os rendimentos totais foram os seguintes: Investimentos do Governo Geral: (316.173 Euros) e arrecadações do C.Ss.R. Unidades. Dezessete (17) Unidades contribuídas: (125.282 Euros). A receita total foi: (441.455 euros). Estas doações foram distribuídas em 2021 da seguinte forma: Bolsas para alunos das Unidades do Colégio (132.152 Euros), ajuda à formação inicial no C.Ss.R. Unidades – África e Madagascar (134.336 Euros), América Latina e Caribe (126.687 Euros), Ásia 35.000, Europa (10.000 Euros) e outros C.Ss.R. projetos (3.280 euros). O total de donativos recolhidos para o Fundo de Solidariedade foi de 441.455 euros. Muito obrigado pela valiosa contribuição que você ofereceu!  O dinheiro doado, muitas vezes dado com muito sacrifício (cf. Mc 12,42),e acolhida com gratidão é bem aproveitada e é uma forma muito bonita de ser corresponsável pela nossa formação inicial, assim como as ofertas às Unidades, que têm poucos recursos, formação especializada para que possam responder com fidelidade ao carisma oferecendo um bom serviço missionário serviço ao Povo de Deus e à Igreja.

 

Com humildade, vamos todos fazer a nossa parte. Devemos lançar nossas redes em águas mais profundas (cf. Lc 5:1-11). Muitas vezes temos que correr riscos e enfrentar o mar e seus perigos, mas o Senhor protegerá nosso barco. Seria triste se ficássemos sempre na praia.  Que Nossa Mãe do Perpétuo Socorro, nossas santas, bem-aventuradas e mártires, nos encorajem a explorar mares sempre novos com a alegria e o entusiasmo de nossa experiência com o Redentor e os mais pobres e abandonados.

 

Fraternalmente em Cristo, o Redentor,

Pe. Rogério Gomes, C.Ss. R. 

 

 

 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

<< < 338 > >>

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi