Comemoração dos mártires espanhóis06/11/2022 2s2z1l
Recentemente, em 22 de outubro, Vincenzo Nicasio Renuncio Toribio e onze companheiros da Congregação do Santíssimo Redentor, assassinados por ódio à fé em 1936 na Espanha, foram beatificados em Madri. Sua memória litúrgica será celebrada junto com os 6 mártires Redentoristas de Cuenca, já beatificados em 2013.
Nas palavras do Papa Francisco: “Que o exemplo destas testemunhas de Cristo, até ao derramamento de sangue, nos impulsione a sermos consistentes e corajosos; Que sua intercessão sustente aqueles que hoje lutam para semear o Evangelho no mundo”. (Angelus 23/10/2022).
“A beatificação é fruto do carinho com que os filhos de Santo Afonso e seus familiares guardaram a memória de seus confrades – escreve o padre Antonio Quesada, C.Ss.R., vice-postulador da causa. E eles os preservaram por quase 90 anos, como resultado do trabalho de coleta de dados que começou quase no dia seguinte aos fatos ocorridos.Os Redentoristas que permaneceram em Madri, fundamentalmente os Pe. Ibarrola e Tellería, recolheram em primeira mão as informações que as testemunhas lhes davam, às vezes os donos das casas ou vizinhos onde se encontravam; outras vezes eram os companheiros de prisão desses pais que lhes contavam os momentos que viveram com os mártires em algum momento de seus últimos momentos de vida”.
Fonte: Scala News