"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > Redentoristas falam sobre Padre Penido

Redentoristas falam sobre Padre Penido18/10/2022 5x1e9

 

No aniversário de 100 anos de vida do Padre José Luciano Jacques Penido, C.Ss.R., completados no dia 18 de outubro, Missionários Redentoristas, familiares e paroquiana falam sobre o religioso centenário, que, com seu exemplo de bom pastor, marcou e ainda deixa marcas na vida de tantas pessoas!

 

 

DEPOIMENTOS

 

 

 

“As grandes marcas do Padre Penido estão em sua Vocação Redentorista! Missionário cheio de sabedoria, pastor amável, trabalhador incansável. Exerceu vários cargos na Província, inclusive de Provincial. Diplomou-se em Roma. Colocou seus dons e capacidades a serviço da evangelização. Estamos celebrando o centenário de seu nascimento e encontramos um homem altaneiro, alegre, esperançoso, conversador, que sabe driblar as fragilidades próprias da idade. O nosso querido Padre Penido é um exemplo concreto de um envelhecimento saudável e amoroso. Soube atravessar os desafios e dissabores da vida sem guardar rancor ou ressentimentos. Sabe viver a terceira idade como fase de maior serenidade e calmaria. Saberá seguir adiante com elegância e delicadeza. Só nos resta aprender com ele e dizer: MUITO OBRIGADO, PADRE PENIDO, por esse exemplo de vida que o Sr. é para todos nós, confrades Redentoristas e leigo(a)s.”

Pe. Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R. (Superior Provincial da Província do Rio)

 

 

 

“Padre Penido é bem polido e prudente em suas visões. Ele deixou um grande presente para a sua Terra Natal (Belo Vale/MG), que é o Museu do Escravo, a fim de denunciar o absurdo da escravidão e do preconceito no Brasil. E para os Redentoristas, doa sua vida e amor a Santo Afonso, tornando-se, assim, bom exemplo e boa influência para os mais jovens”.

Pe. José Geraldo de Souza, C.Ss.R. (Reitor da Comunidade Redentorista do Rio de Janeiro)

 

 

 

 

 

“As famílias católicas se acham abençoadas quando um de seus filhos se ordena padre. Assim aconteceu com a família de Henrique Marques Penido e Maria José Jacques Penido. Para felicidade do casal, o filho José Luciano se fez padre Redentorista, tornando-se orgulho dos pais, irmãos e familiares. Cumpre seu dever como sacerdote e, longe da família, mantém os laços e se faz presente nos momentos mais importantes, trazendo sua bênção em vários casamentos, festas de aniversário e bodas, e falecimentos. Agora, quando completa seus 100 anos, ainda cheio de vida, lúcido e participativo, nossa família o homenageia e lhe deseja todas as bênçãos de Deus!”.

Família Penido

 

 

 

 

 

“O Pe. José Luciano Jacques Penido, C.Ss.R. foi sempre um confrade otimista e de ótima convivência. O ditado latino “Semper idem” (sempre o mesmo) encaixa-se bem nele. Alegre sem estardalhaços, disposto a ajudar e fiel em seus deveres. Com ele, no que for possível, pode-se sempre contar. É um “centenário” que soube viver a vida como religioso, como padre e como colega, fazendo dela uma constante oferta a Deus. São cem anos de uma agem que deixa um marco luminoso na história de uma pessoa boa, serviçal e amiga! Parabéns, confrade! Ad multos multos que annos!”.

Pe. Braz Delfino Vieira, C.Ss.R.

 

 

 

 

“Esse confrade centenário avançou pela vida tecendo dizeres de vários quilates, provocando risos. Navego nas mesmas águas, sorrindo. PENIDO, penedo: rocha ata. Penido, peneirar sempre em busca de selecionar temas e argumentos. Penido, pensador. Penido, uma vida em pente-fino. Obrigado por pertencer conosco a esta mesma querida Congregação Redentorista. Prosit!”.

Pe. Dalton Barros de Almeida, C.Ss.R.

 

 

 

 

 

“Viva o nosso primeiro confrade a chegar aos 100 anos! Receba o abraço agradecido do seu aluno de matemática do ano de 1949, no Juvenato de Congonhas. Se a primeira impressão é a que fica, me permita relembrar um pouco do que aquele menino tímido de 11 anos, recém-chegado ao seminário, aprendeu em suas aulas. Cada professor – todos eles Redentoristas – ia deixando em nós sua marca, construindo o edifício da nossa formação. Padre Penido vivia, então, o terceiro ano do seu sacerdócio, adiando o anseio de partir em Missão, para estar ali nos ensinando a trabalhar com números. Tanta coisa aprendi com ele! Sobretudo, a importância de ter princípios claros, seguidos com coerência, condição para alcançarmos nosso ideal. Uma lição de vida!”.

Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

 

 

 

Padre Penido comemora cem anos e completou, recentemente, outros longos anos na Congregação Redentorista - uma vida dedicada ao Reino de Deus, à espiritualidade de Santo Afonso e ao povo de Deus. Conheci o Pe. Penido quando era seminarista, formando, nas assembleias das quais participávamos. E lá estava ele com suas opiniões, seu português impecável. Para mim, um momento muito bonito foi no meu período de diaconato, quando vivi no Rio de Janeiro, em 1998, e pude observar qualidades marcantes do nosso confrade: lúcido, correto, bom confrade, ajudando a todos, agregador, homem de muita oração. Deixava sempre transparecer as coisas boas de sua vida, do seu caminhar missionário. Parabéns, Pe. Penido!”.

Pe. José Cláudio Teixeira, C.Ss.R.

 

 

 

 

“Há mais de 40 anos na Paróquia Santo Afonso, Pe. Penido é uma figura exemplar incontestável de como se vive o amor de Deus em favor de seus semelhantes; sempre amigo, disponível, gentil. Não menos exemplar e fiel se mantém à sua missão sacerdotal no que tange às pastorais em que teve envolvido como dirigente espiritual, conduzindo-as com amor, zelo e presença edificante integrada à espiritualidade”.

Alaíde Cunha (Missionária Leiga Redentorista/Unidade Rio de Janeiro)

 

 

 

 

Colaboração: PASCOM Santo Afonso

 

 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

1 > >>

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi