"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > Síntese: Terceira Semana do Capítulo

Síntese: Terceira Semana do Capítulo03/10/2022 4q5p69

 
Imagem: Scala News

 

 

 

No 26º Capítulo Geral da Congregação Redentorista, a experiência da semana de 26 a 30 de setembro foi de muita alegria com a eleição do novo Superior Geral e seu Conselho. A expectativa é que o jovem e brasileiro Padre Rogério Gomes, C.Ss.R. traga um grande dinamismo e estratégias novas de condução dos desafios que os Redentoristas enfrentam. Confira a síntese desses dias:

 

3ª SEMANA
 
Segunda-feira, 26 de setembro de 2022.
 
Iniciamos a 3ª semana do XXVI Capítulo Geral. Um dia muito importante, porque foi encaminhada a eleição do Superior Geral para o próximmo sexênio. As orientações para o processo de votação já tinham sido propostas na última sexta-feira, bem como o cronograma das atividades. Assim, depois de uma breve introdução e motivação, no início da manhã, os capitulares foram para a capela, para uma tempo de oração em comum, motivando para o discernimento da melhor liderança para a Congregação, neste momento histórico.
 
Seguiu-se uma hora de oração individual e um tempo de trabalho em grupo, para sintetizar, em poucas palavras, o perfil esperado do futuro Superior Geral. Estas palavras se resumiram em: homem de Deus (ou espiritualidade), profetismo, discernimento (ou abertura ao diálogo, escuta), missionariedade, esperança (ou animação, dinâmica, criatividade).
 
Neste ambiente, seguiu-se a primeira votação, indicativa, direta e secreta, em dois nomes. Os nomes mais votados foram: Rogério Gomes: 50; Pedro Lopez: 36; Ivel Mendanha: 14 e Alberto Esseverri: 13. Outros 19 capitulares receberam votos em menor quantidade.
 
Na primeira sessão da tarde, após um breve trabalho de grupos, realizou-se o primeiro escrutínio válido. Cada eleitor indicou um nome e o resultado foi: Rogério Gomes: 50; Pedro Lopes: 26; Ivel Mendanha: 7 e mais seis candidatos com dois e um votos. Seguiu-se um intervalo e, logo, a distribuição de papéis e a explicação sobre os trabalhos a serem realizados durante a semana: estudo das propostas concretas sobre os diversos temas da semana anterior e definição sobre os postulados.
 
Por fim, realizou-se o segundo escrutínio da eleição do Superior Geral, ficando Rogerio Gomes com 60 votos, Pedro Lopez com 23, Iver Mendanha com 06, Nícolas, 1 e Abstenção, 1. Faltou um voto para a eleição Rogério Gomes, pois dois terços de 91 são 61. Amanhã se realizará o terceiro escrutínio, na expectaiva de se definir esta eleição.
 
 
TERÇA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2022.
 
Às 8:30 h. desta terça-feira, os capitulares iniciaram a primeira sessão da manhã com a oração e a realização do terceiro escrutínio para a eleição do Superior Geral. Feita a apuração, padre Rogério Gomes recebeu 72 votos, dos 91 votantes e foi eleito Superior Geral.
 
Após um caloroso aplauso da assembleia capitular, foi-lhe perguntado, pelo padre Michael Brehl, agora Superior Geral emérito, se aceitava o cargo e ele respondeu afirmativamente. Seguiu-se, então, o momento dos cumprimentos e abraços por parte dos confrades presentes ao Pe. Rogério.
 
Na sequência, os capitulares se reuniram na capela para entoar o Te Deum de louvor a Deus, para ouvir a mensagem do Pe. Rogério e sua profissão de fé e consequente tomada de posse. A alegria pela eleição do novo Superior Geral foi celebrada também no almoço, com uma sobremesa e um brinde de champanhe.
 
Ainda pela manhã, realizou-se uma reunião por Conferências, para cada uma delas indicar três confrades para a eleição dos Conselheiros Gerais. Os nomes foram comunicados na sessão da tarde e, até amanhã, os capitulares terão tempo para conhecer melhor os candidatos e decidir em quem votar, sendo que cada Conferência deverá ter um membro no Conselho Geral.
 
Na parte da tarde, realizaram-se reuniões por grupos, para retomar os temas centrais ja estudados e propor conclusões orientativas ou diretivas que o Capítulo deve oferecer para toda a Congregação.
 
 
QUARTA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2022.
 
Tendo sido eleito o Superior Geral, no dia anterior, ficou para o dia de hoje, quarta-feira, a eleição dos Conselheiros para compor o Governo Geral. Na primeira sessão da manhã, após a oração das 8:30 h., foi realizado o 1º escrutínio consultivo para conselheiros, sendo que cada capitular com voz ativa (91) indicava cinco nomes, tendo em vista as cinco Conferências.
 
Os mais votados foram: Irmão Larry Lujan, da América do Norte; e os padres Zdzislaw Stanula, da Europa; Cesar Torres, da América Latina e Caribe; Ivel Mendanha, da Ásia-Oceania e Nicolas Ayouba, da África-Madagascar. Seguiu-se um trabalho de grupos para continuar o estudo e a elaboração de propostas sobre os cinco temas estudados na semana anterior.
 
Às 11:45 seria a sessão de votação válida para os Conselheiros Gerais, mas foi adiada para a tarde, em vista de um fato novo, que foi a renúncia do padre Cesar Torres, do Peru Sul, de concorrer à eleição. Em vista disso, a Conferência da América Latina e Caribe solicitou um tempo para pensar e propor outra relação de três confrades para concorrer à eleição de conselheiro, sendo aprovados os nomes dos padres Jairo Díaz, Marcelo Araújo e Gerardo Hernandez. Feita a votação válida para Conselheiros Gerais, no início da tarde, ficaram eleitos os quatro confrades mais votados no escrutínio conslutivo, mais o padre Jairo Díaz pela América Latina e Caribe.
 
Todos deram sua palavra, confirmando a aceitação do cargo e, em seguida, reuniram-se, novamente os grupos, para pensar o nome do sexto Conselheiro Geral, que pode ser de qualquer uma das cinco Conferências. Feita, depois, a votação consultiva, ficou mais votado o padre Paul Vinh, do Vietnam. A votação válida para o sexto conselheiro será feita no dia de amanhã, juntamente com a eleição do Vigário Geral.
 
 
QUINTA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO DE 2022.
 
A festa dos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel iluminou o dia de hoje nas eucaristias celebradas por grupos linguísticos, na oração da manhã e na oração da tarde, com invocação especial de bênçãos para o padre Michael Brehl e para o padre Serafino. Logo no início da sessão da manhã, foi feito o escrutínio para a eleição do sexto conselheiro geral. Eleito o padre Paul Vinh, do Vietnam, com 65 votos. Ao confirmar a aceitação do cargo, recebeu muitos aplausos e cumprimentos.
 
O Superior Geral, Pe. Rogério Gomes, fez uma saudação aos novos Conselheiros Gerais e um agradecimento especial aos conselheiros do sexênio anterior, que estão se despedindo do cargo. Destaque-se que um Conselheiro foi eleito Superior Geral e outro foi reeleito: Nicolas Ayouba. Os demais, eleitos neste Capítulo, são estreantes no Governo Geral.
 
Seguiu-se um trabalho de grupos para estudar propostas concretas e os postulados, em torno dos cinco temas centrais da pauta deste Capítulo. Às 11:55 h, o plenário se reuniu para fazer a primeira votação para escolher, dentre os seis conselheiros, o Vigário Geral. O candidato mais votado foi Ivel Mendanha, com 34 votos, mas não obteve a maioria de dois terços requerida. Mais duas votações foram feitas à tarde, em horários diferentes, mas nenhum candidato alcançou a maioria necessária, ficando para o dia seguinte a continuação das votações. Nos demais horários da tarde, os grupos continuaram se reunindo para estudo de propostas e postulados.
 
 
SEXTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO DE 2022
 
O dia começou com as Missas celebradas por grupos linguísticos. Após o café, às 8h30, iniciamos os trabalhos com a oração da manhã. Como é dia de São Jerônimo, foi feita a saudação ao Padre Jerome Chavarria, da Província de Baltimore (EUA). Ele faz parte do Grupo Espanhol 3, onde eu também participo. Recebeu a saudação também o aniversariante do dia, o Padre Metod Marcel Lukacik, da ViceProvíncia de Michalovce.
 
A primeira atividade foi a eleição para Vigário Geral da Congregação. Mas, não foram alcançados os 2/3 de votos pedidos pelos Estatutos da Congregação. Fomos, então votar os postulados. As máquinas de votação apresentaram um problema no início, mas ele foi contornado.
 
Após o cafezinho, houve outra votação para o Vigário Geral. Ainda não se alcançou o número devido. Voltamos a refletir sobre os postulados apresentados.
 
Após o almoço, houve mais 2 votações para Vigário geral que também não alcançaram o número mínimo de votos. Continuamos, então, a votar os postulados. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo do Padre Giovanni Congiu, da Província de Roma, que é o atual superior da Comunidade Santo Afonso (Colégio Maior).
 
 
 
:: CLIQUE AQUI e confira as fotos do 26º Capítulo Geral Redentorista!
 
 
:: Acompanhe as principais notícias e informações do Capítulo Geral em uma seção especial em nosso site!
 
 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

<< < 2 > >>

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi