Homilia do Geral na festa de São Mateus22/09/2022 6u3s3x
Confira a homilia do Padre Michael Brehl, C.Ss.R., Superior Geral da Congregação Redentorista, na festa de São Mateus, 21 de setembro, no 26º Capítulo Geral:
Queridas Irmãs e Irmãos em Cristo nosso Redentor,
Hoje, no contexto desta segunda semana de nossa Fase Canônica como Capítulo Geral, celebramos uma festa extraordinária: São Mateus, Apóstolo. O Evangelho conta a história da sua vocação: “Segue-me”, e Mateus levantou-se e seguiu Jesus.
O chamado de Mateus foi um grande choque para os outros discípulos. Eram trabalhadores honestos, bons religiosos e mulheres. Mas Mateus, ele era um colaborador dos opressores, um pecador público, um cobrador de impostos!
Mas esta chamada é apenas o começo. Espantado por ter sido chamado por Jesus, Mateus abre sua casa, reúne outros cobradores de impostos e pecadores para sentar à mesa e comer com Jesus e com os outros discípulos. Que choque isso deve ter sido não apenas para os fariseus, mas também para Tiago e João, para Simão Pedro e André e para todos os outros. Mas Mateus conhecia a sua nova missão: se Jesus pode chamar-me e acolher-me para o seguir, acolherá também todos os outros que tantas vezes são 'deixados de lado'. Deus deseja misericórdia, não sacrifícios santos. Deus chama todas as pessoas – pecadores e santos, sãos e doentes, velhos e jovens, homens e mulheres… No banquete de Deus há lugar para todos!
Enquanto Jesus caminha, ele vê cada um de nós esta manhã. Assim como Mateus, ele também chama cada um de nós hoje: “Siga-me!” Esse é o significado desta bela pintura de Caravaggio. Observe que, nesta pintura, Mateus está vestido com roupas contemporâneas do século 16 – não como um cobrador de impostos na Galileia do primeiro século ! Mateus parece responder a Jesus com uma pergunta – vemos em seus olhos: “Quem? Eu? Você está falando sério???" Sim, Jesus é sério.
Esta manhã, Jesus fala contigo, comigo, e chama-nos a segui-lo também. Hoje. Redentoristas professos e parceiros leigos, sacerdotes e irmãos, mulheres e homens, irmãs e esposas... Jovens e idosos... O momento é agora! Jesus continua andando em nosso mundo ferido. Vamos caminhar com ele?
O que significa andar com ele hoje? Mateus sabia instintivamente o que ouvimos esta manhã na primeira leitura: Sustentem uns aos outros com amor, sejam um corpo, compartilhem um Espírito. Embora tenhamos ministérios diferentes, todos compartilhamos um propósito – edificar o único Corpo de Cristo.
Enquanto caminhamos com Jesus esta semana, ele nos convida a refletir sobre nossa identidade redentorista, nossa missão e hoje, nossa comunidade. Sua ligação é urgente. Não demore, não o deixe ar, e continue caminhando sozinho... Com Jesus, formamos um corpo missionário em um Espírito missionário. Juntos, vamos construir o único Corpo de Cristo neste nosso mundo ferido.
Maria, Mãe de Misericórdia, ajuda-nos a compreender o apelo do teu Filho: “Desejo misericórdia , não sacrifícios. Eu vim chamar pecadores”. Pobres pecadores que somos, pedimos-vos que nos acompanheis no nosso caminho de discípulos missionários, hoje e sempre. Amém!