Relatório sobre a Congregação16/09/2022 564a5u
Após um retiro de dois dias, os Capitulares iniciaram suas atividades na fase canônica do 26º Capítulo Geral. Na manhã de quinta-feira (15), durante a primeira sessão, moderada pelo Pe. Joaquim Parron, C.Ss.R., o Pe. Michael Brehl, C.Ss.R., Superior Geral, apresentou seu breve relatório sobre as Conferências da Congregação. Ele resumiu os últimos seis anos falando durante uma hora e meia e relatou até que ponto a Congregação conseguiu incorporar as contribuições e decisões dadas pelo Capítulo Geral anterior em Pattaya, Tailândia.
O relatório do Padre Brehl era composto de várias partes. Em primeiro lugar, ilustrou o contexto social e cultural do apostolado Redentorista, que teve um impacto substancial nas atividades; em particular, foi mencionada a crise causada pela pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia.
Partindo do plano social, o Padre Geral descreveu os sinais de desconfiança e desorientação espiritual que atingem toda a sociedade e a vida consagrada: “É por isso que devemos refletir sobre nossa identidade e missão redentorista e enfatizar a formação de todas as fases de nossa vocação missionária para poder responder às necessidades do mundo ferido de hoje”.
Na parte seguinte de sua apresentação, Pe. Brehl falou sobre as cinco conferências: Europa, América do Norte, América Latina e Caribe, Ásia-Oceania, África e Madagascar. Descrevendo a situação geral dos Redentoristas naqueles continentes, o Geral destacou os importantes avanços, desafios e preocupações.
A terceira parte foi intitulada “sementes de esperança”. O Padre Brehl incluiu entre eles: a crescente solidariedade na missão, a criação de Comunidades Redentoristas internacionais, a colaboração na missão com os leigos, a reconstrução e reconfiguração para a missão, impulsionada pelo desejo de conversão permanente e a afirmação da identidade missionária redentorista.

Após a apresentação do Superior Geral, houve um momento para perguntas e esclarecimentos, e depois os capitulares aram a trabalhar em pequenos grupos, divididos por idioma.
A sessão da tarde continuou a discussão sobre o relatório do Padre Geral. Deve-se dizer que os primeiros dias da Assembleia Capitular são dedicados a vários relatórios que podem ajudar a compreender melhor o estado atual da Congregação e avaliar a fidelidade ao seu carisma e missão, que é um dos objetivos do Capítulo Geral.
Fonte: Scala News