Notícias da Missão no Suriname06/09/2022 1t4318
No último domingo (04), na Paróquia Santo Afonso, no Suriname, foi celebrado o batismo de 12 crianças e 01 adulto. “Verdadeiramente, foi um tempo Kairológico, momento de graça e plena intimidade divina. Bendigamos ao nosso Redentor!”, disse o pároco e Missionário Redentorista da Província de São Paulo, Pe. Ricardo de Carvalho, C.Ss.R.
A história Redentorista no Suriname teve início em 1866, com a chegada dos Missionários holandeses da Província de Amsterdam. Em 2000, o então Superior Geral da Congregação, Pe. Joseph Tobin, confiou a missão no Suriname aos cuidados da União dos Redentoristas do Brasil (URB). Atualmente, com o processo de reestruturação, a região está sob a coordenação da nova Unidade RJ-SP-BA.
A Missão Redentorista no Suriname conta com a atuação de quatro sacerdotes – Pe. Fagner (Província do Rio), Pe. Ricardo (Província de São Paulo), Pe. Patrício (Província de Denver/EUA) e Pe. Dionísio (Província de São Paulo) – além do Fr. Marcos Antônio (Província do Rio), que realiza seu Estágio Pastoral na região. Os Missionários têm a tarefa de dinamizar três paróquias: Paróquia Santo Afonso, cujo pároco é o Pe. Ricardo; Paróquia de São Clemente Maria Hofbauer, que tem o Pe. Fagner como pároco; e a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, cujo pároco é o Pe. Patrício.
Inspirados pelo legado deixado por Pedro Donders, Beato Redentorista que atuou na região, os Missionários desenvolvem diversos trabalhos pastorais, atividades formativas e vocacionais, diálogo inter-religioso, entre outros.
Considerado o menor país da América do Sul, o Suriname conta com uma mistura de diversas etnias, o que, culturalmente, constitui-se como um desafio pela realidade heterogênea. Cerca de 80 mil brasileiros vivem na região; a maior parte, trabalhando nos garimpos.