"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > CURIOSIDADES DO EPISCOPADO BRASILEIRO

CURIOSIDADES DO EPISCOPADO BRASILEIRO02/09/2022 5s192x

Foto: Thiago Leon | Santuário Nacional de Aparecida

 

 

Cerca de 300 bispos brasileiros participam da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP), de 29 de agosto a 2 de setembro. O tema principal do encontro é a sinodalidade e os presentes debatem e votam temas importantes para o pastoreio da Igreja. Nesta matéria, trazemos algumas curiosidades e o perfil do episcopado brasileiro.

 

No país, existem 465 bispos, sendo 308 na ativa e 157 eméritos, além de 12 es diocesanos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo professor Fernando Altemeyer Junior, assistente doutor do departamento de Ciências Sociais da PUC-SP. O Brasil tem 278 circunscrições eclesiásticas, sendo: 45 arquidioceses ou sedes metropolitanas, 1 arquieparquia de rito oriental, 220 dioceses, sendo 217 dioceses de rito latino + três do rito oriental, 8 prelazias territoriais, um exarcado apostólico de rito oriental, um ordinariato para fieis de rito oriental sem ordinário próprio, um ordinariato militar para todo o Brasil e uma istração Apostólica pessoal.

 

O bispo mais jovem em idade no episcopado brasileiro possui 47 anos e pertence à diocese de Rubiataba-Mozarlândia (GO). Dom Francisco Agamenilton Damascena foi ordenado bispo em dezembro de 2020, com 45 anos de idade.

 

Já o prelado mais idoso é o emérito da diocese de Limoeiro do Norte (CE), dom Manuel Edmilson da Cruz, que, aos 56 de episcopado, completará 97 anos de idade no dia 3 de outubro.

 

Dentre os bispos recém ordenados, estão dois cuja ordenação se deu no mês de agosto: Dom Marcos José dos Santos, nomeado bispo da diocese de Cornélio Procópio (PR), no dia 13; e Dom Maurício da Silva Jardim, bispo da diocese de Rondonópolis–Guiratinga (MT), ordenado no dia 19.

 

Os dois bispos com maior tempo de ordenação, 56 anos, são o arcebispo emérito de Curitiba (PR), dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, e o bispo emérito de Limoeiro do Norte (CE), Dom Manuel Edmilson da Cruz.

 

Desde a última Assembleia Geral da CNBB, realizada em maio de 2019, foram nomeados 36 novos bispos.

 

Na Igreja do Brasil, há quatro Igrejas de rito oriental: armênio, maronita, greco-melquita e ucraniano e ainda uma para os fiéis de ritos orientais sem ordinário próprio. São católicos, submissos ao Papa, possuem suas sedes próprias (como as dioceses), e seus bispos pertencem a CNBB.

 

A Igreja Católica do Rito Ucraniano é a única que possui duas circunscrições eclesiásticas: a Metropolia São João Batista, com sede em Curitiba-PR, e a Eparquia Imaculada Conceição, com sede em Prudentópolis-PR. Estão no Paraná, pois é onde está concentrada a maior comunidade de descendentes ucranianos do Brasil. São aproximadamente 600 mil pessoas, das quais mais de 90% são católicas.

 

Na história geral da Igreja Católica no Brasil, já foram nomeados 1.206 bispos, entre 25/02/1551 até 28/08/2022. No mundo, há atualmente 5.614 bispos vivos, sendo 465 do Brasil, oriundos de 24 estados brasileiros e 18 países.

 

 

Com informações de Karina de Carvalho | CNBB

 

 

 

 

 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

1 > >>

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi