"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > Irmãos podem ser eleitos Superiores

Irmãos podem ser eleitos Superiores02/09/2022 d4z4g

 

Os Irmãos Redentoristas podem ser eleitos Superiores! Esta foi a afirmação dada pelo Superior Geral da Congregação do Santíssimo Redentor, Padre Michael Brehl, C.Ss.R., em carta datada de 31 de agosto de 2022, na qual fala sobre a possibilidade dos Irmãos serem eleitos Superiores das Comunidades locais, das Províncias e até Geral.

 

A motivação segue a decisão do Papa Francisco, que concedeu ao Dicastério para os lnstitutos de Vida Consagrada e às Sociedades de Vida Apostólica a capacidade de autorizar religiosos não clérigos a assumirem o cargo de Superior Maior em institutos religiosos. “Este fato não altera nossa história, mas nos permite compartilhar com os religiosos irmãos o ministério de superior local das comunidades, superior maior das (vice) províncias e, também, a missão como Superior Geral. Desde a sua fundação em 1732, a Congregação do Santíssimo Redentor tem acolhido membros ordenados e não ordenados. Todos têm professado os mesmos votos religiosos e têm participado na missão de evangelizar os pobres e mais abandonados”, afirmou o Superior Geral, acrescentando que a distinção entre membros ordenados e não ordenados constituiu-se um desafio à identidade religiosa dos Missionários Redentoristas, e por isso, com o tempo, muitas dessas diferenças foram extinguidas da prática das Comunidades.

 

Entretanto, ainda existia a exigência do sacerdócio para os Superiores Maiores e Locais. “Ao longo dos últimos trinta anos e em várias ocasiões, a Congregação do Santíssimo Redentor vem examinando esta distinção entre os membros ordenados e não ordenados de nossas comunidades. O XXIV Capítulo Geral de 2009 elegeu o Irmão Jeffrey Rolle como primeiro conselheiro geral não clérigo. No XXV Capítulo Geral de 2016, os capitulares decidiram que devíamos encontrar novas formas de incluir os Irmãos no serviço da liderança de nossas comunidades locais e províncias. Embora não tenha havido nenhum impedimento para que os Irmãos façam parte do governo (vice) provincial como conselheiros, em muitas unidades ainda não aconteceu que um Irmão seja eleito como conselheiro”, disse Pe. Brehl.

 

Com a decisão do Santo Padre, o Superior Geral destacou a importância da missão compartilhada entre todos os Missionários Redentoristas: “O religioso que for confirmado ou designado deve possuir todas as demais qualidades exigidas pelo Direito (can. 149), assim como as contidas nas Constituições de nossa Congregação (Const. 124, b;138, a). Para as eleições quatrienais, os irmãos elegíveis devem ser incluídos na lista de confrades com voz iva”. Para isso, o Pe. Brehl informou que a designação dos Irmãos religiosos como superiores depende de alguns procedimento de acordo com a função.

 

 

:: CLIQUE AQUI e leia a carta na íntegra!

 

 

 

 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

1 > >>

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi