Perpétuo Socorro: padroeira do MS18/08/2022 4t3h3f
O Papa Francisco reconhece Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como Padroeira do Estado de Mato Grosso do Sul, diante de Deus e da Igreja em todo o mundo, com um único pedido: “na esperança que este patronato contribua a suscitar nos fiéis um profundo desejo de santidade”. A notícia foi entregue pelo arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa ao reitor do Santuário, nessa quinta-feira (4). A concessão é mais um marco na história do Santuário Estadual do Perpétuo Socorro e de Mato Grosso do Sul e também, resultado do empenho por parte da comunidade religiosa e paroquial nos últimos anos.
Este momento único é de comemoração pelas bênçãos destinadas ao Santuário e aos devotos da Mãe do Perpétuo Socorro. Diante disso, este momento será celebrado em comunhão com os bispos de Mato Grosso do Sul, mas sobretudo com os milhares de fiéis e devotos que glorificam sua adesão a Cristo, o nosso Perpétuo Socorro, a partir da espiritualidade manifestada pelo Ícone milagroso, venerado de maneira única no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi instituída a padroeira civil de Mato Grosso do Sul por meio da Lei Estadual. O Projeto de Lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul no dia 20 de dezembro de 2017. Sete dias depois, o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, sancionou a Lei durante a novena das 9h, do dia 27 de dezembro de 2017.
A Lei incluiu no Calendário Oficial de Eventos do Estado, o dia 27 de junho, Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, como a data festiva de honra à Padroeira civil. Conforme a Lei, não é feriado na data.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se tornou Padroeira de MS, devido à grande devoção pela Mãe que se espalhou pelo Estado. A Paróquia foi fundada em 1939 e tornou-se Santuário em 1999. Nesses anos de história, bênçãos e milagres foram sendo anunciados, pelas cartas que os devotos da Mãe escrevem, contando com alegria e entusiasmo as graças alcançadas. São 18 novenas celebradas todas as quartas-feiras, sendo o maior número de celebrações em todo o mundo, reunindo cerca de 25 mil devotos ao longo do dia. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também é padroeira de cinco cidades de MS: Antônio João, Bodoquena, Caracol, Itaquiraí e Sete Quedas.
Há 90 anos, em 1930, chegaram nessas terras dois padres Missionários Redentoristas vindos da Província de Baltimore dos Estados Unidos. Francis Mohr e Alphonse Hild desembarcaram em Aquidauana/MS, e deram início à presença estável de redentoristas no Mato Grosso do Sul.
A missão foi dada pelo Papa Pio IX, em 1866, quando ao entregar o ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro disse ao Superior Geral dos Redentoristas: “Fazei-a conhecida no mundo inteiro!”. E hoje, a Mãe do Perpétuo Socorro é um dos títulos marianos mais populares do Brasil.
Novena com o Episcopado sul-mato-grossense n1k4p
Nesta quarta-feira, dia 17, o Santuário Estadual acolheu na Novena das 18h os bispos de Mato Grosso do Sul, a fim de celebrar com eles o reconhecimento pontifício de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como Padroeira sul-mato-grossense.
Graças à centenária Novena este título mariano é sinal visível da piedade popular em nosso Estado e manifesta-se concretamente na Casa da Mãe do Perpétuo Socorro semanalmente. Diante desta grande celebração, os bispos poderão beber da espiritualidade da Novena que é celebrada pelo seu rebanho.
Foi um momento de comunhão dos fiéis com o episcopado sul-mato-grossense, sinal da fé em Cristo, mas também de envio dos bispos à Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que se inicia no próximo dia 29 em Aparecida, e da Visita ad limina apostolorum, no dia 9 de setembro, ao Papa Francisco no Vaticano.
Fonte: Santuário NSPS - Campos Grande (MS)