"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > Falece o Cardeal mais idoso do mundo

Falece o Cardeal mais idoso do mundo09/08/2022 4261g

Imagem: Wikipedia

 

A Santa Sé informou que o Cardeal eslovaco Jozef Tomko faleceu na manhã desta segunda-feira (08), em Roma. Ele tinha 98 anos de idade e era o cardeal mais idoso do Colégio Cardinalício.

 

Após ser internado no Hospital Gemelli em 25 de junho, devido a uma lesão na vértebra cervical, ou seis semanas no hospital e desde sábado, 6 de agosto, continuava seu tratamento em casa, com a assistência de um enfermeiro do Vaticano.

 

“Penso com gratidão ao seu longo e fecundo trabalho na Santa Sé como um colaborador diligente e prudente de meus antecessores. Penso também em seu espírito orante que o viu, numa idade já avançada, permanecer assíduo na diária recitação noturna do Terço na Praça de São Pedro, dando aos peregrinos e turistas um belo e público testemunho de amor à Santíssima Virgem”, disse o Papa Francisco em telegrama enviado para o arcebispo de Kosice, na Eslováquia, Dom Bernard Bober.

 

No dia 30 de abril, o Papa Francisco encontrou-se com ele na Sala Paulo VI. Durante o encontro com os participantes de uma peregrinação eslovaca, o Papa disse:

 

"Saúdo cordialmente o cardeal Jozef Tomko, cuja presença nos faz sentir que a Igreja é uma família que sabe honrar os idosos como um dom. Eu tenho uma dúvida, ele parece mais jovem do que eu?”, brincou o Santo Padre na época.

 

O funeral será na basílica de São Pedro, no Vaticano, no dia 11 de agosto, às 11h, e o sepultamento será na Catedral de Santa Elisabeth em Kosice, arquidiocese do seu local de nascimento.

 

Com a morte de Tomko, o Colégio de Cardeais é agora composto por 206 cardeais, dos quais 116 são eleitores e 90 não eleitores. O cardeal mais idoso é agora Alexandre do Nascimento, arcebispo emérito de Luanda (Angola), que fez 97 anos em 1º de março.

 

Conhecimento da realidade das Dioceses pelo mundo

 

Entre 1950 e 1965, Cardeal Tomko foi vice-reitor do Pontifício Colégio Nepomuceno em Roma e do internato adjacente para sacerdotes de vários países, incluindo países de missão e da América Latina.

 

O Bispo fez parte da organização do Sínodo Extraordinário convocado para o outono de 1985, por ocasião do 20º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II e do Sínodo Ordinário de 1987.

 

Estes encontros e as numerosas visitas que ele fez a diferentes países junto com as Assembleias Sinodais lhe permitiram adquirir um profundo conhecimento da realidade de muitas Igrejas particulares, bem como experimentar uma colegialidade efetiva e afetiva. Assim, a Providência o preparou para alargar seu coração à dimensão da Igreja universal e para liderar a Congregação para a Evangelização dos Povos, tarefa que lhe foi confiada por João Paulo II em 24 de abril de 1985, com sua nomeação como Prefeito.

 

Foi Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos durante dezesseis anos, até 9 de abril de 2001, e entre outubro de 2001 até outubro de 2007 foi Presidente do Comitê Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais.

 

 

Fonte: Vatican News / ACI

 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

<< < 339

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi