"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > Encontro da Terceira Idade

Encontro da Terceira Idade11/08/2022 1l5e6k

 

O Encontro dos Redentoristas da Terceira Idade da Província do Rio de Janeiro aconteceu de 8 a 10 de agosto, na Casa de Retiros Seminário da Floresta, em Juiz de Fora (MG). Estiveram presentes o Ir. Argemiro Herculano de Melo, C.Ss.R., Pe. José Antero B. de Macedo, C.Ss.R., Pe. José Carlos Campos, C.Ss.R. e o Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

 

Os confrades idosos viveram momentos de convivência fraterna, lazer, oração e partilha da caminhada na Província, inspirados pela Carta do Papa Francisco para o II Dia Mundial dos Idosos, celebrado no dia 24 de julho. Dando continuidade ao tema do ano ado «Eu estou contigo todos os dias» (cfr. Mt 28,20), o Santo Padre comenta a frase “Dão fruto mesmo na velhice”, extraída do Salmo 92, que compara o justo à palmeira que floresce e ao cedro do Líbano plantado na Casa do Senhor. “Na mensagem deste ano de 2022, encontramos ecos da anterior, onde Francisco dizia que ‘não existe uma idade para aposentar-se da tarefa de anunciar o Evangelho’, pois você tem ‘uma renovada vocação neste momento crucial da história’, se souber ‘abrir o próprio coração à obra do Espírito Santo, que sopra onde quer’. Citando seu antecessor Bento XVI, Francisco disse que ‘a oração dos idosos pode proteger o mundo, ajudando-o talvez de modo mais incisivo do que a fadiga de tantos’”, declararam os confrades participantes do encontro.

 

Para eles, deve-se sempre esperar de um confrade idoso aquilo que lhe é possível oferecer: “Nossa Constituição 55 afirma que ‘somos todos missionários’, inclusive na velhice, na doença e sobretudo na morte. O Papa usa uma expressão muito feliz para falar do valor da oração dos velhos: ‘Podemos ser o ‘grupo coral’ permanente de um grande santuário espiritual, onde a oração e o louvor sustentam a comunidade que trabalha e luta no campo da vida’. É reviver Ex 17, quando Moisés, Aarão e Hur oravam no alto da montanha para que Deus ajudasse Josué a vencer os amalecitas”.

 

Entre as conversas dos confrades, saiu a pergunta sobre o medo da morte. Foi citada a frase de Jô Soares, pronunciada numa entrevista, concedida a Marcelo Tas no programa Provoca da TV Cultura: “Não tenho medo da morte. Sempre tive, aliás, medo de ficar improdutivo”. “Para nós, religiosos, nem este medo existe: damos fruto, mesmo na velhice, pela oração, pela nossa vida unida à de Jesus Redentor”, disseram os Padres José Carlos, Macedo, Vidigal e o Ir. Argemiro.

 

A experiência e o testemunho de vida e fé dos Redentoristas da terceira idade revelam missionários valentes, perseverantes no trabalho apostólico. A vida longa é uma dádiva, como diz o Papa Francisco: “Envelhecer não é uma condenação, mas uma bênção! (...) “Devemos vigiar sobre nós mesmos e aprender a viver uma velhice ativa, inclusive do ponto de vista espiritual, cultivando a nossa vida interior”.

 

 

:: CLIQUE AQUI e veja fotos do Encontro da Terceira Idade!

 

 

 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

<< < 339

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi