2° Dia Mundial dos Avós e dos Idosos21/07/2022 5n3s4b
Foto: br.freepik.com
No domingo, dia 24 de julho de 2022, (4º domingo do mês), será celebrada em toda a Igreja universal o segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos . O tema escolhido pelo Santo Padre, o Papa Francisco para a ocasião é: “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15), e pretende destacar o quanto os avós e idosos são um valor e um dom, tanto para a sociedade quanto para a comunidade eclesial. No convite feito pelo Papa a todos nós ele destaca:
“…a Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas é uma ocasião para dizer uma vez mais, com alegria, que a Igreja quer festejar com aqueles aos quais o Senhor – como diz a Bíblia – lhes concedeu ‘uma idade avançada’. Celebremo-la juntos! Eu os convido a anunciar esta Jornada em suas paróquias e comunidades, a ir visitar as pessoas idosas que estão mais sozinhas, em suas casas ou nas residências onde vivem. Cuidemos que ninguém viva esse dia na solidão. A visita às pessoas idosas que estão sozinhas é uma obra de misericórdia de nosso tempo”.
Em sintonia com toda a Igreja e com o Papa Francisco, aqui no Brasil, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, enviou uma carta a todos os bispos e arcebispos do país solicitando o empenho na promoção das celebrações e das iniciativas pastorais voltadas aos idosos.
No texto, dom Joel lembrou todo o apreço do Papa Francisco pelas pessoas idosas e convidou todos a prestarem este serviço aos irmãos que estão em idade mais avançada. “Decidimos enviar a todas as Dioceses esse pedido para que se dê ampla divulgação e visibilidade à Jornada.
O pedido do próprio Papa Francisco, para que façamos chegar a todas as paróquias e comunidades a sua mensagem. É importante pedir que, nas paróquias, pastorais e movimentos, seja realizada alguma atividade para marcar a solidariedade e proximidade com os idosos”, reforçou o secretário-geral da CNBB.
ORAÇÃO PELO SEGUNDO DIA MUNDIAL DOS
AVÓS E DOS AVÓS E DOS IDOSOS
Dou-Vos graças, Senhor,
pela bênção de uma longa vida,
porque quem em Vós se refugia,
Vós sempre lhes concedeis dar frutos.
Perdoai, ó Senhor,
a resignação e o desencanto,
mas não me abandoneis
quando as minhas forças se esvaem.
Ensinai-me a olhar com esperança
para o futuro que me dais,
para a missão que me confiais,
e a cantar para sempre os vossos louvores.
Fazei de mim um terno artífice
da Vossa revolução,
para guardar com amor os meus netos
e todos os pequeninos que em Vós procuram abrigo.
Protegei, ó Senhor, o Papa Francisco
e concedei a Vossa Igreja
libertar o mundo da solidão.
Dirigi os nossos os no caminho da paz.
Amém.