40 anos da beatificação de Pedro Donders20/05/2022 1f2kn
No dia 23 de maio, celebramos 40 anos da beatificação de Pedro Donders. Foi no ano de 1982, em Roma, na Itália, que o Papa João Paulo II beatificou o padre Redentorista holandês, sendo reconhecida sua incansável dedicação e o seu trabalho evangelizador junto aos escravos, índios e leprosos do Suriname.
O legado espiritual e pastoral deixado pelo Beato Pedro Donders hoje é continuado pelos Missionários Redentoristas que atuam na missão do Suriname, atualmente sob os cuidados da nova Província do RJ-SP-BA. Os sacerdotes que lá estão são o Pe. Fagner Dalbem (Província do Rio), Pe. Ricardo (Província de São Paulo), Pe. Patrício (Província de Denver/EUA) e Pe. Dionísio (Província de São Paulo), além do Fr. Marcos Antônio (Província do Rio), que realiza na atualidade seu Estágio Pastoral na região.
O Pe. Dionísio de Foltran, da Província de São Paulo, pertence à primeira turma de Redentoristas brasileiros que foram trabalhar na missão surinamesa, quando por lá viveu durante 10 anos. No final de 2021, ele retornou à região e é o atual responsável pela comunidade do povo de língua espanhola, além de auxiliar os demais padres Redentoristas em algumas paróquias. O Redentorista deu um depoimento no Podcast Redentorista sobre as festividades em virtude do aniversário da beatificação de Pedro Donders e revelou a marca deixada pelo beato no Suriname. Confira: