"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > Fase I do 26º Capítulo Geral

Fase I do 26º Capítulo Geral27/04/2022 3e1411

 

 

Aparecida (SP), a cidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Padroeira do Brasil -, foi o local escolhido para o encontro da Fase I do 26º Capítulo Geral, na Conferência dos Redentoristas da América Latina e Caribe. A reunião conta com a participação do Padre Michael Brehl,  o Superior Geral, juntamente com dois Conselheiros Gerais (Padre Alberto e Padre Rogério), o Coordenador da Conferência da América Latina e  do Caribe (padre Marcelo Araújo), o Procurador Geral (Padre José Carlos) e o Ecônomo Geral (Padre Vicente), juntamente com os representantes das unidades da América Latina e  do Caribe: superiores Provinciais, vogais eleitos, irmãos e leigos. 
 
Os capitulares estão trabalhando intensamente, em quatro sessões:  duas pela manhã e duas pela tarde, nas quais há apresentações, grupos de trabalho, relatórios e plenários. Esta primeira fase começou no domingo, 24 de abril, no Seminário Santo Afonso, da Província de São Paulo e teve como ponto de partida a celebração da Eucaristia concelebrada no Santuário Nacional de Aparecida, que foi presidida pelo Superior Geral. 
 
Durante duas semanas, os capitulares trabalharão em questões relacionadas à Congregação como um todo. Estes serão apoiados por apresentações, relatórios, partilhas e diálogo entre os participantes. Um dos objetivos é especificar na América Latina e no Caribe a avaliação da situação da vida e missão dos Missionários Redentoristas, além de projetar o futuro em diferentes áreas, como missão, formação, missão compartilhada e liderança, entre outras.
 
É importante reconhecer que os Redentoristas da América Latina e do Caribe enfrentam diversos desafios em sua missão, a serviço da proclamação do Evangelho. O carisma redentorista é sempre uma resposta alegre ao chamado de Jesus, o Redentor, para "evangelizar os pobres", especialmente os mais abandonados. As periferias das grandes cidades, a presença de migrantes, novas estruturas familiares e sociais, jovens, a população indígena e afro-americana são, entre outros, os desafios que todas as unidades têm em mente. 
 
Mas, ao mesmo tempo, a fim de melhor servir o mundo e a Igreja, as comunidades redentoristas querem fortalecer sua vida comunitária, sua espiritualidade e sua liderança, e para isso algumas prioridades apostólicas serão apontadas. Além disso, a formação de jovens candidatos à vida redentorista terá que levar em conta uma maior disponibilidade para missão em outros países, idiomas e culturas.
 
Os Missionários Redentorista na América Latina e no Caribe estão em processo de conversão e reestruturação, através de um projeto de reconfiguração das unidades existentes, que começou há aproximadamente 30 anos, o que requer atenção, esforço, paciência e confiança no Senhor, que é quem orienta nossos os. Um dos desafios do futuro é a criação de sete grandes unidades na América Latina e no Caribe, unindo em novas estruturas os confrades do continente. Além dessa união de forças e corações, novos objetivos também serão levados em conta, como a criação de comunidades internacionais, ou o fortalecimento da solidariedade com unidades mais frágeis.
 
Destaca-se o clima de fraternidade, alegria e proximidade entre os 60 participantes desta fase I.
 
Informou: Padre Jairo Díaz Rodríguez, C.Ss.R.
 

 

:: CLIQUE AQUI e veja as fotos da 1ª fase do XXVI Capítulo Geral Redentorista, que acontece em Aparecida (SP).

 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

1 > >>

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi