Capítulo: segundo dia de trabalho27/04/2022 202w3r
O segundo dia da reunião da 1ª Fase do Capítulo Geral da Conferência da América Latina e do Caribe começou com muita disposição. Após o café da manhã da terça-feira (26), os capitulares se reuniram na Capela do Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), para a oração das Laudes, que foi dinamizada pelas Províncias do Rio de Janeiro, São Paulo e Vice-Província da Bahia.
Logo após, na sala de reunião, teve início a 1ª sessão do dia, coordenada pelos moderadores Padre Joaquim Parron e Padre David, dedicada aos relatórios de Secretarias, Comitês e Serviços do Governo Geral. O Padre Alberto apresentou os trabalhos do Secretariado de Formação; Padre Vicente apresentou as estatísticas do Secretariado de Economia; Padre Rogério Gomes apresentou as demandas do Secretariado de Evangelização e da Comissão para os Irmãos, através de um vídeo do Irmão Jeffrey. O Procurador Geral, Padre José Carlos, também falou da especificidade de seu trabalho e da forma canônica para a solicitação de prorrogação do mandato do governo (Vice)Provincial. Houve tempo para perguntas e esclarecimentos dos participantes.
Após o coffee break, os participantes se dividiram em grupos para discutir as questões e preocupações importantes que devem ser abordadas na Conferência a partir da escuta dos relatórios dos Secretariados. Depois de uma manhã intensa de trabalhos, seguiram para o almoço: tempo especial de confraternização e partilha.
Às 14h30, os capitulares retomaram os trabalhos escutando o informe do Coordenador da Conferência da América Latina e do Caribe, Padre Marcelo Araújo. Houve tempo para perguntas e esclarecimento de informações. Após o café, foi realizada uma nova reunião em grupos de trabalho, seguida de plenário com os debates a partir das discussões.

Às 17h30, o grupo participou da Santa Missa, que foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, e teve como pregador o Superior Geral, Padre Michael Brehl. Concelebraram também os Provinciais de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Os seminaristas do propedêutico do Seminário Santo Afonso sustentaram os cantos. Foi uma bela expressão de sinodalidade e comunhão, já que Dom Orlando é também Oblato Redentorista.
Em seguida, os Redentoristas foram para o jantar e participaram de uma visita guiada ao Santuário Nacional de Aparecida. Assim foi o 2º dia de trabalho e encontro nessa 1ª Fase do Capítulo Geral. Deo Gratias!
Informaram: Pe. Nelson Antonio, C.Ss.R. e Pe. Jairo Díaz, C.Ss.R.