Comunidade Dom Muniz inicia atividades14/02/2022 2x704v
A Missa de abertura das atividades na Comunidade Vocacional Dom Muniz (CVDM) aconteceu na manhã do último sábado (12), na capital mineira, Belo Horizonte. A celebração foi presidida pelo Superior da Província do Rio, Pe. Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R., e concelebrada pelos Missionários Redentoristas: Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R. (formador da CVDM), Pe. Robson Araújo, C.Ss.R. (coformador e Promotor Vocacional), Pe. Jonas Pacheco, C.Ss.R. (Secretário de Formação), Pe. Ronaldo de Oliveira, C.Ss.R. (Reitor da Comunidade Redentorista São José) e o Pe. José Maurício de Araújo, C.Ss.R. (vigário no Santuário São José). Esteve presente também o Pe. Mauro Carvalhais, C.Ss.R. (Santuário São José).
Este ano, a CVDM acolhe 14 postulantes das três unidades Redentoristas que caminham para se tornar uma única Província: RJ, SP e BA. Nesta etapa formativa, além do estudo da Filosofia, os jovens trabalham o desenvolvimento humano, a maturação humano-afetiva, a iniciação à vida espiritual, a consolidação da experiência cristã e da vocação à vida religiosa missionária redentorista e o conhecimento sólido e coerente do ser humano, do mundo e de Deus. Também compõem a Comunidade Vocacional dois junioristas (Fr. Thiago, da Província do Rio, e Fr. Joilson, da Vice-Província da Bahia), que permanecem na casa até a conclusão dos estudos da Teologia, além dos formadores: Pe. Anísio e Pe. Robson.
Após o Postulantado, os jovens continuam a formação no Noviciado Interprovincial. Um ano depois, após a profissão dos votos religiosos, eles iniciam o Juniorato, com a realização do curso de Teologia. Com a reestruturação da Congregação Redentorista, os novos junioristas seguirão os estudos em São Paulo.