Ligas Católicas elegem nova diretoria24/01/2022 6f6f5f
Com o tema “Unir forças para vencer desafios”, a Confederação Nacional das Ligas Católicas reuniu-se, de 21 a 23 de janeiro, na Casa de Retiros Seminário da Floresta, em Juiz de Fora (MG), com suas Federações filiadas para a realização da 51ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) Eletiva. Face à pandemia, das 23 Federações, 12 se fizeram presentes com seus delegados.
O encontro teve início na sexta-feira, dia 21, com a Santa Missa presidida pelo Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R. e concelebrada pelos padres José Antero Macedo, C.Ss.R., e Edson Alves, C.Ss.R., além dos diáconos participantes. Em sua homilia, Pe. Vidigal comentou sobre a liturgia do dia, ligando ao tema da AGO. Ao término do jantar, o grupo se reuniu no auditório para tratarem da realização das Romarias Nacionais ao Santuário de N. Sra. do Perpétuo Socorro, no dia 24/04, e ao Santuário de N. Sra. Aparecida, nos dias 27 e 28 de agosto. O Conselho Fiscal recomendou a aprovação das contas da Confederação Nacional relativas ao ano de 2021, que foi aprovada por unanimidade. O liguista Rodrigo Trotta apresentou a todos o Pe. Edson Alves da Costa, C.Ss.R., que foi designado pela Província do Rio para assumir a Assistência Eclesiástica Nacional da Liga, cuja posse foi realizada na Missa de domingo (23). A noite terminou com sorteios de brindes.
A manhã de sábado (22) começou com a Santa Missa presidida pelo Pe. Macedo. Em sua homilia, o sacerdote explanou sobre a fundação da Liga na Bélgica até os dias de hoje. Após o desjejum, os participantes se reuniram no auditório para a palestra do Pe. Vanderlei Santos, C.Ss.R., com o tema "Liderança Cristã". Pe. Vanderlei partilhou as características importantes para ser um bom líder cristão, mostrando a diferença sobre liderar x mandar; convencer x seduzir. A então presidente da Confederação, Natália Felipe, realizou uma dinâmica de quebra do ovo, onde dentro de cada bolinha, tinha um bom desejo a ser partilhado para unir as forças para vencer os desafios no retorno dos trabalhos pastorais da Liga. A segunda palestra da manhã de sábado foi realizada pelo Pe. Vidigal, que falou sobre o Sínodo da Igreja. O Redentorista partilhou o objetivo desse trabalho que o Papa deseja dos católicos: clero e leigos.
Na parte da tarde, houve um momento para assuntos istrativos, fala das Federações, terço da misericórdia e bênção do Santíssimo, presidida pelo Pe. Edson. Às 17h, foi realizada a eleição para a nova diretoria e o conselho fiscal, que foram eleitos por unanimidade pela assembleia. Foi realizada uma homenagem de gratidão à presidente Natália e ao Pe. Vidigal pelos significativos serviços prestados à Confederação Nacional. Na noite de sábado, houve uma confraternização com música ao vivo e a participação dos violeiros do Vale da Floresta.
No domingo, dia 23, a Santa Missa de posse da nova diretoria eleita foi presidida pelo Superior Provincial do Rio, Pe. Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R., e concelebrada pelos padres Edson, Vidigal e Macedo, além dos diáconos presentes. Padre Nelson deu posse à nova diretoria da Confederação Nacional das Ligas Católicas JMJ do Brasil, gestão 2022-2024, ficando assim constituída:
Presidente: Rodrigo Trotta (Rio de Janeiro/ RJ), 1° Vice-Presidente: Geci Augusto (Campos dos Goytacazes/ RJ), 2° Vice-Presidente: Edmilson Cecon (Cachoeiro de Itapemirim/ ES), 1ª Secretária: Elly Assis (Rio de Janeiro/ RJ), 2° Secretário: Daniel da Hora (Campos dos Goytacazes/ RJ), 1° Tesoureiro: Rubens Moreira (Rio de Janeiro/ RJ), 2ª Tesoureiro: Rosa Figueiredo (Campos dos Goytacazes/ RJ), Diretora de Relações Públicas: Natalia Felipe (Duque de Caxias/ RJ) e Assistente Eclesiástico: Pe. Edson Alves da Costa C.Ss.R. (Campos dos Goytacazes/ RJ).
Em sua homilia, padre Nelson fez memória agradecida ao saudoso liguista Alamir Ribeiro. Falou da importância do trabalho em equipe com espírito de solidariedade e harmonia. Disse que a Liga Católica faz parte da família redentorista e agradeceu o empenho de Natália e do Pe. Vidigal, desejando também sucesso ao Pe. Edson e à nova diretoria nos trabalhos durante o triênio 2022-2024.
Ao final da Missa, Rodrigo Trotta agradeceu a presença de todos os liguistas e do clero presente, dizendo que a participação do Superior Provincial é sinal da plena comunhão da Liga com a Província. Ele afirmou que pediu a Deus apenas duas coisas: que renovasse seu entusiasmo e concedesse mais criatividade para poder realizar um bom trabalho durante esse momento de pandemia. Pe. Nelson e Pe. Edson receberam uma singela lembrança dos liguistas e, após a Missa, o grupo se dirigiu ao auditório para a mensagem do Padre Nelson e do Pe. Edson, além da leitura da ata da AGO.
Por tudo isso, viva Jesus, Maria, José!
:: CLIQUE AQUI e confira as fotos da 51ª Assembleia Geral Ordinária das Ligas Católicas!
Informou Rodrigo Trotta Moreira
Presidente Nacional da Confederação das Ligas Católicas