"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > Liga Católica: Orar e trabalhar!

Liga Católica: Orar e trabalhar!19/01/2022 275g2d

 

A Confederação Nacional das Ligas Católicas Jesus, Maria, José realizará, na Casa de Retiros Seminário da Floresta, em Juiz de Fora (MG), sua 51ª Assembleia Geral Ordinária (AGO), de 21 a 23 de janeiro. Na ocasião, que contará com a presença do Superior da Província do Rio, Pe. Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R., será eleita uma nova diretoria nacional.
 
Todas as 23 federações liguistas foram convidadas para o evento que terá como tema “Unir forças para superar desafios”. Além da eleição da nova diretoria da Confederação, a programação da assembleia contará com celebrações eucarísticas, momentos oracionais, palestra com o Pe. Vanderlei de Sousa, C.Ss.R., debates de assuntos istrativos, definições de romarias, entre outros.
 
Em entrevista ao site da Província do Rio, a atual presidente da organização, Natália Felipe da Silva, faz um balanço de sua gestão, compartilha as expectativas para a AGO 2022 e explica a missão da Liga Católica.
 
 
 
Província do Rio - Qual balanço você faz da sua gestão à frente da Confederação Nacional das Ligas Católicas?
Natália - Quando entrei na Confederação Nacional, uma de minhas propostas seria visitar todas as Federações para conhecer os liguistas do Brasil. Consegui visitar muitas Federações, mas pegamos o período da pandemia do novo Coronavírus e isso nos atrapalhou um pouco. No balanço geral, apesar da pandemia, conseguimos realizar os eventos, mesmo sendo a nível virtual e istrativamente falando. Superamos todos os obstáculos que aconteceram, com a graça de Deus e o apoio de todos.
 
Província do Rio - Você foi a primeira mulher eleita presidente nacional da Liga Católica, em quase 40 anos de existência da Confederação Nacional. Como vê esse feito?
Natália - Esse foi o último dos patamares que nós, mulheres, conseguimos alcançar na Liga Católica, pois já temos mulheres em presidência das Ligas e Federações e realmente foi necessário para que houvesse uma modificação em algumas áreas e atividades da Confederação. A mulher tem sempre uma visão diferente do homem, mas não por causa disso, deixemos de fazer nosso trabalho. Foi muito bom compartilhar a mesa sendo a primeira mulher presidente. Utilizo aqui uma frase de uma amiga liguista: “Você nos representa!”.
 
Província do Rio - Como presidente da Confederação, quais foram os maiores desafios que enfrentou?
Natália - A pandemia, certamente, foi um dos maiores desafios, pois foi preciso se reinventar. Parar e pensar como levar até todos os liguistas as mensagens, como reuni-los, não deixar o movimento parar. Sabemos que muitas Ligas enfraqueceram durante a pandemia, com perda de liguistas e também financeiramente. Então, houve momentos em que foi preciso ter sabedoria para istrar tudo e também não desanimar, mas confiar e continuar.
 
Província do Rio - Quais celebrações foram mais significativas em sua gestão? Teve alguma que te marcou mais profundamente?
Natália - São várias celebrações significativas: as das Romarias principalmente, onde reunimos um grande número de liguistas e do clero! Duas que me marcaram muito foi a da minha posse, no momento de realizar o compromisso, e em Aparecida (SP), em 2021, onde tive o privilégio de levar a imagem de Nossa Senhora Aparecida até o altar e, quando levantei a imagem, foi um mar de palmas, muito emocionante encontrar aquele povo todo!
 
 
Província do Rio - Como você vê a presença dos Redentoristas da Província do Rio no trabalho realizado pelos liguistas?
Natália - Vejo um carinho muito grande de toda a Província com nosso movimento, sendo sempre solícitos quando precisamos de alguma orientação e pelo acompanhamento de perto tanto do Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R., como coordenador eclesiástico, quanto do Superior Provincial, Pe. Nelson Linhares, C.Ss.R., e muitos outros padres que nos acompanham. O quanto somos gratos com toda essa relação!
 
Província do Rio - Esse ano, a Liga Católica contará com um novo coordenador eclesiástico nacional, o Pe. Edson Alves da Costa, C.Ss.R. O que espera de sua assessoria e que mensagem deixa para o Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R., que após tantos anos, deixa de assumir essa função?
Natália - Esperamos que o Pe. Edson possa caminhar junto com a nova diretoria, sendo uma troca de experiências! Que possamos nos unir e fortificar nosso movimento no Brasil! Estamos precisando, pois após a pandemia, estamos enfrentando muitas dificuldades junto às Ligas, assim como em todos os movimentos da Igreja, onde também houve uma queda de participantes. Precisaremos criar meios para atrair mais corações! Estaremos de braços abertos para acolhê-lo. Seja muito bem-vindo, Pe. Edson!
Ao Pe. Vidigal, o nosso muito obrigada por tudo o que ele realizou junto às Ligas Católicas, que com muito carinho e dedicação visitou sempre, trazendo sua mensagem de fortalecimento. O nosso muito obrigado também na divulgação de nosso jornal e sua dedicação em todos os artigos publicados. Padre Vidigal, sempre com sua sabedoria e paciência, nos trouxe muito apoio e clareza nas decisões. Agradecemos todo seu esforço e disponibilidade em todas as Romarias realizadas! De todo coração, a nossa imensa gratidão!
 
 
Província do Rio - Na próxima Assembleia Geral, haverá nova eleição da diretoria. Quais são as expectativas para essa AGO?
Natália - Tivemos uma grande perda em nosso movimento, do nosso amigo Alamir, que seria nosso candidato a eleição, já estava praticamente tudo certo, mas Deus modificou nossos planos. Então, gostaríamos muito que outras federações se empenhassem no compromisso junto à Confederação. Mas nossa maior expectativa é a participação e presença das 23 federações filiadas, pois em 2021 não pudemos realizar nossa AGO e esperamos que nessa possamos estar todos juntos.
 
Província do Rio - Quais são as responsabilidades da Confederação Nacional?
Natália - A Confederação Nacional é uma entidade jurídica, composta por uma diretoria nacional e sua principal responsabilidade é dar assistência às Federações das Ligas em suas Dioceses ou Arquidioceses.
 
Província do Rio - O que é a Liga Católica e quando ela surgiu?
Natália - A Liga Católica Jesus, Maria e José é uma associação católica que foi fundada em Liège, na Bélgica, em 1844, pelo capitão do exército Henrique Hubert Belletable. No Brasil, foram os Missionários Redentoristas que trouxeram este trabalho da Igreja em 1902, inaugurando a primeira sede em Juiz de Fora (MG), e até hoje acompanham a associação. 
 
Província do Rio - Qual é o objetivo geral e a missão da Liga?
Natália - A Liga surgiu inicialmente para inserir os homens operários na Igreja. Atualmente, o movimento trabalha com a evangelização das famílias. Na prática, a Liga Católica funciona com reuniões mensais bem objetivas e práticas a fim de organizar os eventos mensais do grupo, com orações e leituras bíblicas ou palestras. Hoje, as Ligas trabalham diretamente com as famílias, visando atender a necessidade de cada membro, realizando orações e ações solidárias. Os membros da Liga atuam diretamente em sua paróquia ou comunidade, seja atuando como ministros da Palavra, Eucaristia ou fazendo parte de diretorias comunitárias. Nossa missão e lema é: Ora et Labore – Orar e trabalhar, levando a mensagem como leigos e missionários aonde a Igreja não consegue alcançar.
 

 

 
 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

1 > >>

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi