"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > HÁ ESPERANÇA PARA NOSSO FUTURO!

HÁ ESPERANÇA PARA NOSSO FUTURO!09/11/2021 4r2b1y

 

 

A celebração dos 289 anos de fundação da Congregação nos remete à avaliação dos caminhos trilhados e à prospecção do futuro.
 
Como bem sabemos, vivemos tempos nos quais a agitação da vida diária foi intensificada pela globalização da indiferença, responsável direta por uma onda de individualismos desumanizadores, por meio dos quais conceitos como consagração, fraternidade e projetos comuns estão caindo em desuso.
 
Infelizmente, este cenário é também vivido no interior da Vida Religiosa Consagrada, na qual muitos de seus membros, inconscientemente acabam aderindo aos desvalores apregoados pela globalização da indiferença. Desta forma, os religiosos que aderem ao individualismo desumanizador e às suas diferentes vertentes, acabam se distanciando da missãom profética da Vida Religiosa Consagrada.
 
O tempo presente exige de nós, Redentoristas, respostas cada vez mais concretas aos desafios suscitados. Como Missionários, precisamos também nos reinventar na fidelidade criativa.
 
Por isso, a celebração dos 289 anos de fundação da Congregação deve ser um tempo propício para ressignificar a nossa Vida Religiosa Redentorista, redescobrindo a nossa missão enquanto consagrados numa Igreja em saída (lembremos do “distacco” de nosso fundador!).
 
Ressignificar a nossa consagração Redentorista consiste em um gesto de retorno às nossas origens proféticas e evangélicas (289 anos!) para reestruturar a realidade presente: uma vida consagrada aliviada das estruturas e cada vez mais a serviço da missão; uma realidade em saída para as periferias existenciais e geográficas; uma vida de fraternidade.
 
Abraçar o nosso futuro com esperança significa, portanto, olhar para ele com uma atitude diferente daquele olhar pessimista com o qual costumeiramente observamos gráficos, projeções e fazemos nossas previsões lógicas e deprimentes.
 
Este futuro promissor, no rastro do processo de reestruturação, nos provoca a sermos religiosos equilibrados e essencialmente comunitários, formando comunidades fraternas e dialogantes, com uma espiritualidade enraizada no projeto Redentor de nosso Deus que nos leve a uma conversão de mentalidade e coração. O futuro da Congregação pede de nós todos um compromisso com os mais pobres, o amor à vocação assumida e a coragem de evangelizar com zelo apostólico e ardor missionário!
 
Como canta o poeta: a lição sabemos de cor. Só nos resta aprender. Vamos lá fazer o que será!
 
Pe. Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R.
Superior da Província do Rio

 


 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

<< < 3 > >>

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi