"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > Congregação celebra beatos espanhóis

Congregação celebra beatos espanhóis05/11/2021 4w4p5a

 
 
No dia 6 de novembro, a Congregação Redentorista recorda a memória litúrgica de seis beatos Redentoristas de Cuenca, na Espanha: Padres Javier Gorosterratzu Jaunarena, Ciriaco Olarte Pérez de Mendiguren, Miguel Goñi Áriz, Julián Pozo Ruiz de Samaniego, Pedro Romero Espejo e o Irmão Victoriano Calvo Lozano, que morreram em decorrência da perseguição religiosa durante a Guerra Civil Espanhola.
 
Os religiosos sofreram de perto o martírio por não renegarem a fé cristã. O testemunho dos mártires espanhóis revela o seguimento radical dos os de Jesus Cristo e manifesta a disposição de doarem suas vidas em testemunho da redenção.
 
Muitas foram as vítimas da Guerra Civil Espanhola, ocorrida entre os anos de 1936 e 1939. Aproximadamente 270.000 pessoas morreram, incluindo soldados e civis. Muitos faleceram por ações da guerra, mas muitos outros morreram também por represália, por doenças e pela fome. Aproximadamente 6.850 pessoas morreram como resultado direto da perseguição religiosa. Desses, 13 eram bispos e mais de 6.000 eram sacerdotes e religiosos. Entre eles, quase 1.000 já foram beatificados ou canonizados. Outros 2.000 casos estão em processo.
 
Os mártires de Cuenca foram beatificados no dia 13 de outubro de 2013, em Tarragona, na Espanha. Conheça um pouco da história inspiradora de cada um deles!
 
 
 
 
José Javier Gorosterrazu Jaunarena, professo sacerdote de 59 anos. Como pesquisador e missionário em espanhol e basco, ele reuniu em sua vida a proclamação do Evangelho com estudos filosóficos e pesquisas históricas. Tinha uma grande sensibilidade pela cultura local das pessoas a quem ele evangelizou. Pregou muitos retiros e exercícios espirituais para as freiras, especialmente Redentoristas. Morreu junto com o irmão Victoriano. Ambos foram presos um ao outro pelo braço.
 
Ciriaco Olarte Pérez de Mendiguren, 43 anos, sacerdote professo. Ele foi missionário no México e na Espanha. Uma pessoa amigável e extrovertida, que conquistou as pessoas por seu caráter. A perseguição de Plutarco Calles exigiu que ele deixasse o México. Pregou muitos retiros para as Irmãs Oblatas. Morreu junto a Miguel Goñi. Deram-se absolvição.
 
Miguel Goñi Áriz, 34 anos, professo sacerdote. Apesar de sua saúde delicada e seu caráter bastante tímido, era um incansável pregador de missões populares e um irável confessor. Homem inteligente e valioso, tanto pela pregação como pelos cultos na Igreja. Estava sempre disponível para fazer o que fosse necessário. Foi ordenado sacerdote em 27 de setembro de 1925.
 
Julián Pozo Ruiz de Samaniego, 33 anos, professo sacerdote. Era um homem extremamente bom, que cativou a todos com seu sorriso. Desde antes de sua ordenação, estava doente com tuberculose. Mas suas qualidades humanas e sua profundidade espiritual amadureceram com esta doença. Seu coração, seus olhos e, especialmente, seu sorriso, mesmo na doença, falavam de Deus.
 
Victoriano Calvo Lozano, 40 anos, professo irmão religioso. Ele é o segundo irmão redentorista a alcançar os altares. Uma pessoa com um treinamento muito simples, possuía grande sabedoria e conhecimento nos caminhos de Deus. Dedicou-se a tarefas simples, como porteiro, sacristão, alfaiate, e ou muito tempo em silêncio e oração. Também foi dedicado à direção espiritual.
 
Pedro Romero Espejo, padre de 65 anos. Foi missionário por muitos anos, mas aos poucos teve que deixar esse trabalho para trás devido a dificuldades pessoais. Teve que levar a sério suas limitações e, por isso, ou a viver a vida de um monge em Cuenca. Quando a perseguição chegou, a fim de continuar a viver livremente sua fidelidade à vida missionária, viveu como mendigo nas ruas de Cuenca. Assim, em meio à perseguição, ele foi capaz de oferecer cuidado pastoral àqueles que pediram. Foi preso e morreu das dificuldades infligidas a ele.
 
 
 
 
 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

1 > >>

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi