Mensagem do Superior Geral22/07/2021 c581f
A Província Redentorista do RJ-MG-ES celebrou, no dia 29 de junho, 70 anos de fundação, uma história marcada pela ousadia dos Redentoristas pioneiros vindos da Província holandesa e da perseverança de tantos outros Missionários que ajudaram a construir o corpo desta unidade no Brasil. Para festejar a data, foi realizada uma missa solene no Santuário São José, em Belo Horizonte (MG). Ao final da solenidade o Provincial, padre Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R., leu a mensagem do Superior Geral Redentorista, Pe. Michael Brehl, C.Ss.R., na qual parabeniza a Província pelo septuagenário.
CONGREGATIO SS. REDEMPTORIS Superior Generalis
18 de junho de 2021
Jubileu 70 anos da Província do Rio de Janeiro
Prot. Nº 2600 0089 / 2021
Pe. Nelson Antonio Linhares de Souza, C.Ss.R.
Superior Provincial
Província do Rio de Janeiro
Caríssimos confrades da Província Redentorista do Rio de Janeiro,
Hoje, nesta solene celebração, comemoramos o jubileu de 70 anos da Província Redentorista do Rio de Janeiro, uma oportunidade de relembrar de forma tão bela e alegre a história dos filhos de Santo Afonso que se fizeram presentes nesse solo para pregarem o Evangelho de Jesus Cristo. Louvado seja Deus que, com sua graça e amor, guiou os os de nossos confrades pioneiros e sustentou aqueles que os seguiram.
Em seus primórdios, os confrades vindos da extinta Província de Amsterdã foram os enviados para iniciar os trabalhos missionários nessas terras. Pe. Matias Tulkens e Pe. Francisco Lohmeyer foram os pioneiros. De fato, junto a sua coragem e empenho originais, devemos acrescentar a disponibilidade e a perseverança de todos os outros que fizeram parte desta história de graça e salvação. Há tantos nomes escritos no livro da vida e que doaram grande parte de sua existência na evangelização e no atendimento espiritual do povo de Deus. Com isso, o dia 29 de junho de 1951 tornou-se o marco na história Redentorista no Brasil, data em que foi oficialmente nomeada a Província do Rio de Janeiro.
Não negando sua ousada origem missionária, a Província cresceu, não apenas em abrangência territorial, mas principalmente nas dimensões pastoral e espiritual, atendendo o povo de Deus nos mais diversos lugares e situações de fragilidade, buscando no mesmo ardor missionário de seus predecessores a inspiração e a força para continuarem audazes na evangelização.
Por todos estes anos de disponibilidade missionária, exprimo-lhes a minha gratidão. Sei que a missão de pregar o Evangelho aos mais abandonados, especialmente aos pobres (cf. Const. 1), não é fácil, nem é simples, mas sabemos que é o Redentor quem trabalha em nós para a redenção da humanidade. No entanto, o generoso "sim" de cada um foi muito importante para o sucesso de tudo.
Peço ao Senhor que seja sempre misericordioso para conosco e, apesar das nossas contradições, que continue a consolar-nos e a encorajar-nos. Que Jesus, nosso Redentor, seja o pão partilhado nas nossas mãos, e também o caminho e companheiro na viagem rumo à vida em plenitude.
Pois bem, a alegria deste Septuagenário Jubileu deve nos motivar a renovar a nossa esperança e as nossas estruturas, a fim de melhor servir a missão que nos foi confiada pelo Redentor. Os meus fraternais cumprimentos a todos os membros da Província, a todos os leigos da nossa família e também ao povo que nos acolhe com amor. Que o carinho materno da Mãe do Perpétuo Socorro e o exemplo de perseverança daqueles que nos precederam seja para todos (as) um encorajamento para continuar a proclamação do Evangelho sendo corajosas testemunhas da Redenção neste mundo ferido.
Em Cristo, Nosso Redentor,
Pe. Michael Brehl, C.Ss.R.
Superior Geral