Uma história septuagenária!28/06/2021 3z2p23
Ao longo dos 70 anos desde que foi erigida canonicamente a Província Redentorista do Rio, o mundo mudou, surgiram novas formas de evangelização, mas a fidelidade ao carisma e à missão de anunciar a Copiosa Redenção se mantém firme. Em entrevista ao Jornal Novo Tempo (Paróquia da Glória/Juiz de Fora, MG | Junho/2021), o Superior Provincial dos Missionários Redentoristas dos Estados de Minas Gerais, Rio e Espírito Santo, Pe. Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R., fala da alegria em celebrar este jubileu e dos desafios que o futuro nos reserva.
- Como é chegar aos 70 anos, num mundo que tanto mudou nas últimas décadas e manter acesa a chama da Copiosa Redenção?
Pe. Nelson - Celebrar a memória desta caminhada Provincial reacende a esperança e fortalece a coragem para o seguimento. Vislumbrar esta história é aprender o sentido da busca, ser tocado pelo empenho de tantos confrades (holandeses e brasileiros) e leigos(as) que no emaranhado de dificuldades, desafios e circunstâncias oscilantes efetivaram projetos e criaram uma realidade.
Por isso, perceber tantas mudanças no mundo ao longo destes 70 anos nos faz perceber que uma Província se constrói na fidelidade ao carisma e à missão redentoristas. E trata-se de uma fidelidade criativa, ou seja, não é repetição do ado, mas deixar que o ideal Redentorista ilumine os desafios encontrados e faça surgir novas respostas.
Afinal, uma Província se constrói no afeto partilhado que gera concórdia e mútua caridade. Uma Província se constrói no brio de pertença a um grupo valoroso, fonte de estímulo à fidelidade e a um compromisso de vida em comum. Uma Província se constrói na solidariedade com os feridos da história, com gestos concretos de inclusão e cidadania.
- Qual o futuro da Província do Rio diante da reconfiguração, com a união com a Província de São Paulo e Vice-Província da Bahia?
A celebração dos 70 anos nos alcança em tempos de reestruturação da Congregação Redentorista. Queremos consolidar e vivificar a trajetória atual que nossa Província vive. Trajetória de confiança: há futuro para nossa esperança! Queremos abrir uma estrada larga para o amanhã da reconfiguração com São Paulo e Bahia, na certeza de uma história bem traçada.
Portanto, a experiência da fé em Cristo Redentor nos afirma que este processo de reestruturação é um chamado de Deus a abrir fronteiras, a encarar desafios de crescimento na missão. O profeta Isaías nos adverte: “Alarga o espaço de tua tenda, estende a lona de tua morada sem poupar; alonga tuas cordas, firma bem tuas estacas... Não temas, porque não deverás mais envergonhar-te.” (Is 54, 2.4)
- Como serão as comemorações destes 70 anos?
Estamos declarando um “Ano do septuagenário”: de junho de 2021 a junho de 2022! A abertura será no dia 29 de junho – dia da ereção canônica da Província do Rio de Janeiro (1951) – com uma Missa solene no Santuário São José, em Belo Horizonte. Esta Missa será transmitida pela TV Aparecida e TV Horizonte e poderá ser acompanhada por todos os fiéis que fazem parte da grande “Família Redentorista”.
Ao longo do ano, teremos uma programação variada, profunda e cheia de emoção: exposição, lançamento de livros, Assembleia comemorativa, brindes, selo próprio, lançamento do logotipo oficial, celebrações festivas e muito mais. Acompanhe esta programação pelo nosso site: provinciadorio-br.informativomineiro.com e pelas redes sociais: @provinciadorio
A Província do Rio foi construída assim! Avante, pois! Mesmo em meio a esta pandemia que assusta e destrói vidas, vamos lá fazer o que será! A esperança vencerá!

Fonte: Novo Tempo (Paróquia da Glória/Juiz de Fora, MG | Junho/2021)