Santuário Arquidiocesano São José17/03/2021 4d626n
Localizada no coração da capital mineira, Belo Horizonte, a Igreja São José, istrada pelos Missionários Redentoristas da Província do Rio, vai se tornar santuário. A notícia chega em um ano mais que especial, dedicado ao padroeiro da paróquia e convocado pelo Papa Francisco em virtude dos 150 anos da declaração de São José como padroeiro da Igreja católica e das famílias.
A cerimônia religiosa que marcará a criação do santuário acontece no dia 19 de março, data em que a Igreja celebra São José, também padroeiro da Congregação Redentorista. A celebração será presidida às 9h pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira, que fará a leitura jubilosa do decreto de elevação da Igreja a Santuário. Não será permitida a presença dos fiéis devido ao agravamento da pandemia. Mas a celebração poderá ser acompanhada pela TV Horizonte, TV Aparecida, Canção Nova e demais redes católicas que transmitirão a missa.
E no dia 29 de junho, junto à comemoração dos 70 anos de fundação da Província do Rio de Janeiro, haverá a cerimônia de elevação a Santuário Arquidiocesano São José.
Segundo Dom Walmor, esse reconhecimento acentua o compromisso de fazer o templo crescer como centro de espiritualidade, cultura e acolhida dos pobres, "irradiando força missionária diante dos muitos desafios pastorais urbanos que nos interpelam".
De acordo com o pároco da Igreja São José, Pe. José Cláudio Teixeira, C.Ss.R., a Comunidade Redentorista recebeu essa nomeação com muita alegria e satisfação. “A Igreja São José já evangeliza como se fosse um santuário. Essa elevação confirma todo o trabalho que os Missionários Redentoristas já vinham realizando. Como santuário, vivenciaremos com mais intensidade aquilo que São José nos ensina: no silêncio, na acolhida e na ternura, estar sempre prestando auxílio e serviço aos mais necessitados”, afirmou o sacerdote.