"Missionários da Esperança, 4c4y72

continuando os os do Redentor" 2p5jq

(Sexênio 2023 - 2028) 2v2x1p




Home > Notícias > Encerramento do Ano Clementino

Encerramento do Ano Clementino10/03/2021 431g2x

 

 

Os 200 anos da morte de São Clemente Maria Hofbauer, conhecido como o segundo fundador da Congregação Redentorista por levar a C.Ss.R. para além das fronteiras italianas, foram marcados por um ano jubilar convocado pelo Governo Geral Redentorista, a fim de vivificar o espírito desbravador deste grande missionário.
 
O Ano Clementino teve início no dia 15 de março de 2020 e se encerra em 15 de março de 2021, exaltando a vocação e história de vida deste grande santo Redentorista. Diversas ações foram realizadas para lembrar a grande contribuição de São Clemente para a Congregação e também para toda a Igreja. Dentro dos limites da pandemia, o ano jubilar que marcou o bicentenário da morte de São Clemente foi vivido com intensidade em todas as unidades redentoristas do mundo, através da divulgação de materiais sobre a espiritualidade de São Clemente, celebrações orantes, tríduos e missas festivas.
 
Em função da pandemia do coronavírus, que infelizmente está recrudescendo em todo o Brasil, ficaram inviabilizadas as grandes celebrações e demais eventos comemorativos. Entretanto, dentro do que for possível, o encerramento do Ano Clementino será celebrado pelas Comunidades Redentoristas, de forma que a herança espiritual de São Clemente mobilize a todos, cultivando o tesouro da espiritualidade Redentorista.
 
 
QUEM FOI SÃO CLEMENTE?
 
São Clemente nasceu em Tasswitz, em Moravia (atual República Tcheca) no dia 26 de dezembro de 1751. Em sua juventude, após a morte de seu pai, ele trabalhou como aprendiz de padeiro. Tendo se tornado um servo na Abadia Norbertina em Klosterbruck, seguiu o chamado ao sacerdócio, concluindo os estudos em Viena, na Áustria. Durante esse tempo, ele fez peregrinações anuais a Roma, onde encontrou os Redentoristas.
 
Em 24 de outubro de 1784, Clemente ingressou na Congregação Redentorista e professou os votos religiosos em 1785, sendo ordenado sacerdote em 29 de março daquele mesmo ano. Como vigário geral da Congregação ao norte dos Alpes, Clemente fundou a primeira casa dos Redentoristas em Varsóvia, na Polônia. Outras casas foram estabelecidas na Polônia, Prússia, Alemanha, Suíça e Romênia. Viveu em Varsóvia de 1787 a 1808 e, com a colaboração de leigos de várias nacionalidades, desenvolveu um apostolado muito fecundo, promovendo as boas obras e fortalecendo a piedade dos fiéis.
 
Com a conquista da Polônia por Napoleão, os Redentoristas foram suprimidos e Hofbauer - forçado a deixar Varsóvia - foi para Viena. Em 1813 foi nomeado reitor da igreja das Ursulinas. Por meio dos carismas de direção espiritual, pregação, confissão e obras de caridade, ele converteu e ajudou pessoas de todas as classes sociais.
 
Clemente morreu em Viena em 15 de março de 1820 e foi canonizado em 20 de maio de 1909.

 

 
 
 

Compartilhar 4zk3d

Mais Notícias 666s2q

<< < 2 > >>

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação no site. Ao continuar navegando você concorda com essas condições.

Entendi